Nos dias 21 e 22 de março, a TV BBC de Londres gravará um programa voltado às sessões de bototerapia, um método de interação ou terapia assistida com os botos livres da Amazônia e a atividade de yoga, realizado no Abrigo Moacyr Alves em parceria com o voluntário e fisioterapeuta Igor Simões de Andrade.

No dia 21 de março, às 10h, serão gravadas as aulas de yoga que são realizadas em todas as quintas-feiras, pela manhã, na sede da instituição envolvendo os funcionários, voluntários e as crianças do Abrigo.

No dia 22 de março, a equipe da TV embarcará juntamente com as crianças e o fisioterapeuta Igor à Praia Amigos do Boto, nas proximidades da Vila de São Tomé, onde serão gravadas as sessões de bototerapia que acontecem uma vez por mês, e tem o propósito de proporcionar às crianças uma maior integração com a natureza e a melhoria da qualidade de vida.

O fisioterapeuta Igor Simões de Andrade conta que a terapia foi desenvolvida por ele. A técnica é associada ao contato e interação pacífica com “golfinhos” amazônicos. As crianças recebem, ainda, ensinamentos de educação ambiental, como as características e cotidiano dos botos.

“A terapia pode, por exemplo, ajudar uma criança a permitir ter mais contato com as pessoas, ter mais movimento e equilíbrio, melhorar a respiração, dentre muitos outros benefícios”, afirmou Igor. A técnica de rolfing, também é utilizada pelo fisioterapeuta e consiste em uma terapia manual que utiliza massoterapia clínica para melhorar a postura dos pacientes.

Iniciado em 2010 no antigo Hotel Ariaú, o projeto foi reativado em 2018 com o apoio do fisioterapeuta, que também ministra todas as quintas-feiras, de forma voluntária, yoga aos funcionários e crianças do Abrigo Moacyr Alves.