Setrab solicita ao ministro do Trabalho que Carteiras do Trabalho sejam preenchidas no Amazonas - Fato Amazônico


Setrab solicita ao ministro do Trabalho que Carteiras do Trabalho sejam preenchidas no Amazonas

A agilidade na emissão das Carteiras de Trabalho e o funcionamento do sistema de dados do Ministério do Trabalho nos fins de semana foram solicitados pelo secretário de Estado do Trabalho do Amazonas, Manoel Oliveira, ao ministro interino do Trabalho, Helton Yomura. O encontro aconteceu, na manhã desta segunda feira (22/1), na abertura do 20º Encontro Nacional de Superintendentes Regionais do Trabalho, no auditório da FIEAM, no Centro de Manaus.

O secretário da Setrab solicitou ao ministro que as Carteiras de Trabalho voltem a ser preenchidas no Estado do Amazonas e, dessa forma, sejam entregues com mais rapidez aos trabalhadores que moram no interior. Atualmente, as Carteiras de Trabalho são impressas e preenchidas em Brasília, pelo Ministério do Trabalho. O prazo para entrega do documento ao trabalhador que mora no interior do Amazonas pode levar 60 dias.

O secretário explica que se as carteiras forem preenchidas no momento da solicitação feita pelo trabalhador, o documento pode ser entregue na hora. “Estamos seguindo a determinação do governador Amazonino Mendes, que pretende acabar com a burocracia na administração pública e ajudar os trabalhadores a vencer o desemprego”, afirmou Manoel Oliveira.

O ministro interino do Trabalho gostou da ideia, que beneficia principalmente trabalhadores do interior do Amazonas. Helton Yomura compreende que muitos trabalhadores são prejudicados com a demora na entrega do documento. “O Ministério do Trabalho encontrará uma solução para agilizar a entrega das Carteiras de Trabalho. Estamos abertos a boas ideias”, concluiu Helton Youmura.