A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) promoveu, nesta sexta-feira (1º/01), uma reunião com os representantes de blocos e bandas carnavalescas que serão realizadas em Manaus para tratar sobre as festas em locais e vias públicas na capital. A reunião foi coordenada pelo secretário executivo de planejamento e gestão integrada, coronel Gilberto Gouvêa, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na zona sul, e teve como objetivo alinhar e tirar dúvidas dos representantes sobre a portaria conjunta dos órgãos de segurança e fiscalização do Estado e município que estabelece as regras para o Carnaval 2019.

“Nós entendemos que precisávamos conversar diretamente com os promotores de evento e é o que estamos fazendo agora pela manhã. Nós percebemos que ainda há algumas dúvidas, e cada um dos órgãos interessados está tirando dúvidas dos comunitários. Com essa boa prática, reduziremos os riscos de termos bandas irregulares e certamente teremos uma segurança no Carnaval ainda mais efetiva”, disse o secretário.
 
Entre as principais dúvidas estavam a possibilidade de venda de bebidas alcoólicas por ambulantes, participação de crianças nos eventos carnavalescos e prazos para solicitação de realização das festividades.
 

Para o coordenador de bandas e blocos do Amazonas, Márcio Silva, o planejamento e a fiscalização desde a solicitação dos eventos pelos órgãos de Segurança Pública é fundamental para garantir a tranquilidade durante o Carnaval. “Hoje acreditamos que estamos no caminho certo para o profissionalismo dos organizadores de bandas e blocos. Vai haver uma fiscalização intensa dos órgãos competentes. Hoje, estamos reunidos com todos os organizadores para que as coisas possam se tornar mais tranquilas e fáceis”, disse.

Orientações – Na última quarta-feira (29/01), o secretário de Segurança Pública do Estado, coronel Louismar Bonates lançou o site “Evento Legal” com um sistema que vai facilitar o registro pelos organizadores de eventos e criar um banco de dados inteligente para o trabalho de órgãos estaduais e municipais de controle, segurança e fiscalização.

Desenvolvida por técnicos da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada de Segurança (Seagi), da SSP-AM, a página contem todas as informações referentes aos requisitos necessários para realização de blocos e bandas de carnaval. O site está disponível para acesso público no endereço eletrônico www.portaldaintegracao.com.br/carnaval2019.

Além do site, a SSP-AM divulgou uma Portaria Conjunta com outros 16 órgãos com as regras para realização de festividades carnavalescas neste ano.