SSP capacita servidores e seleciona para especialização - Fato Amazônico

SSP capacita servidores e seleciona para especialização

Vinte e quatro servidores habilitados nos idiomas inglês e espanhol e 25 selecionados para o inédito curso de especialização em Segurança Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) é o resultado da política de incentivo à capacitação profissional dos funcionários da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

De acordo com a nova secretária-executiva de Segurança Pública, Circe Baptista, que assumiu o cargo no último dia 13, essa é uma das atribuições que recebeu do governador Omar Aziz, de intensificar os investimentos para melhorar a qualificação dos profissionais da SSP-AM, não só para o evento da Copa do Mundo em 2014, mas para que tenham melhores condições de atuar no plano de reestruturação da Segurança Pública que vem sendo implantado desde 2011.

“Vamos trabalhar muito para que a SSP sempre tenha recurso suficiente para oferecer boas opções de cursos para os servidores. Por intermédio do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública, o Iesp, já ministramos dezenas de cursos para os profissionais do sistema, e isso vai se intensificar a partir de agora”, disse a secretária.

Neste dia 19, 24 servidores concluem os cursos básicos de inglês e espanhol que foram realizados pelo Iesp na própria sede da SSP durante quatro meses. Circe Baptista disse que na semana passada aconteceu a prova de seleção de 100 servidores do sistema para o curso de especialização em Segurança Pública e do Cidadão, a ser realizado pela UEA durante 15 meses. “Essa parceria vai enriquecer nossos quadros com especialistas na elaboração de políticas públicas para a área de segurança e direitos humanos. É um curso de pós-graduação oferecido pela primeira vez para os servidores, assim como já acontece com o mestrado, que está em andamento”, afirmou a secretária.

Mulher na cúpula

Esse incentivo à melhor capacitação profissional do servidor vai ser uma das principais metas da sua gestão na Secretaria-Executiva de Segurança Pública, afirmou Circe Maria Lima Gandra Baptista, nomeada para o cargo no dia 13. De acordo com o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital, Circe é a nova ordenadora de despesas e goza da confiança do governador Omar Aziz pela competência e serviços prestados à área de segurança durante vários anos.

Amazonense, formada em Direito e Pedagogia, Circe já foi superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) dos estados do Amazonas e Roraima. Também presidiu a Comissão Especial de Licitação e foi assessora jurídica do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb); Foi coordenadora de cursos da Escola Superior da OAB e juíza da 2ª Vara do Juizado Especial Civil, entre outros cargos na administração pública. “Procuro estar sempre pautada na transparência e legalidade. E enquanto estiver à frente da Secretaria-Executiva vou lutar pelo bem-estar do funcionário e pelo bom andamento do serviço”, afirmou Circe Baptista.