A jornalista Mirtes Sales (PR) retornará ao parlamento estadual na vaga da vereadora e deputada estadual eleita Joana D’Arc

Dizem que o ano só começa depois do carnaval, mas não é bem assim. Na Câmara Municipal de Manaus (CMM) alguns vereadores tomam posse no dia 1º de fevereiro, isso acontece para suceder os vereadores eleitos no último pleito para Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e Senado Federal.

Alguns dos novos vereadores já ocuparam uma cadeira na CMM, como é o caso da jornalista Mirtes Sales (PR), Eloi Abreu (PHS), Ceara do Santa Etelvina (Dem), Amauri Colares (PRB), Dr. Alonso Oliveira (PTC) e Danízio Elias Dante (PSDB).

Mirtes Salles

Com dois mandatos, exercidos entre os anos 2004 e 2012, a jornalista Mirtes Salles retorna ao parlamento municipal na vaga deixada pela vereadora Joana D’arc (PR), eleita deputada estadual. Durante o mandato presidiu a Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec).

No período em que esteve à frente da comissão, Mirtes Salles teve papel decisivo para assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as agencias bancárias, para assegurar o cumprimento da Lei das Filas e, na ação que resultou na redução no valor da tarifa de energia elétrica na cidade de Manaus.

“Quero retomar ações em defesa dos direitos dos consumidores, em especial na prestação de serviços públicos, como energia elétrica, telefonia móvel e internet. Também vou acampar as atividades da Frente Parlamentar de defesa e proteção dos direitos dos animas, em parceria com a deputada Joana D’arc”, afirma a parlamentar progressista.

Mudanças

Hoje quem visita a CMM observa as mudanças imprimidas na estrutura física da Casa Legislativa, começando pelo anexo, recentemente inaugurado, que agora abriga os gabinetes dos integrantes da Mesa Diretora, inclusive à Presidência.

A Casa também tem novo arquivo central – que recebeu plataformas digitais de peças físicas de documentos históricos da CMM -, o salão nobre Paulo Nasser e a galeria dos ex-presidentes, no Memorial Carlos Zamith, foi revitalizada, a exemplo do almoxarifado.