Susam anuncia que está em processo de estudo nova chamada de concursados, com previsão para março - Fato Amazônico


Susam anuncia que está em processo de estudo nova chamada de concursados, com previsão para março

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informa que já faz estudos para uma nova chamada do concurso de 2014, com previsão para que isso aconteça até o final de março. O anúncio foi feito durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), ontem (26/02), pelo diretor do Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) da secretaria, Ézio Lacerda, representando, no ato, o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato. A nova gestão da Susam, que assumiu há cinco meses, já convocou 428 classificados do concurso de 2014, em chamada realizada no último dia 7 de fevereiro.

Segundo Ézio Lacerda, o objetivo da nova gestão é convocar todos os candidatos classificados no certame. “O governo está empenhado em chamá-los. A previsão é de fazermos uma chamada agora em março. Estamos terminando os estudos”, informou Ézio. O diretor ressaltou que, para definir a quantidade de convocados para a próxima chamada, a pasta é obrigada a observar os limites de gastos com pessoal, impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

De acordo com o secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, a nova chamada deverá contemplar servidores para a rede de saúde em geral. Na chamada de fevereiro, que ainda está em curso, aguardando os candidatos apresentarem documentação para a posse, a prioridade foi para os aprovados das seis fundações de saúde, com 379 convocados. Além disso, foram chamados 49 da lista da Susam.

A chamada do dia 07/02 foi a sexta, desde a conclusão do certame. Com a conclusão desta convocação de fevereiro, a secretaria terá chamado 75,69% dos 9.345 candidatos que conseguiram nota suficiente para classificação no concurso. Segundo o DGRH, o número de convocados chega agora a 7.301.

Transparência – Durante a reunião, o chefe do DGRH da Susam sugeriu que os representantes dos concursados e os deputados autores da audiência formassem uma comissão para acompanhar todo o trabalho que vem sendo feito pela secretaria, no que diz respeito à convocação dos classificados no concurso.

“Temos o maior interesse em conduzir esse processo de forma transparente. A secretaria trabalha para garantir o direito adquirido de todos os que foram aprovados em concurso”, declarou Ézio. A proposta foi aceita pelos representantes dos concursados e os parlamentares presentes.

Fundações – O concurso de 2014 tem validade até abril de 2019. Na lista de convocados desta sexta chamada constam 79 aprovados para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), 73 para a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), 101 para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), 25 para a Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), 80 para a Fundação Alfredo da Matta (FUAM), 21 para a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).