A Prefeitura de São Sebastião do Uatumã, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam), iniciou na última quinta-feira (14/03), um mutirão de cirurgias eletivas no Hospital Rosa Fabiano Falabella. O objetivo é aumentar a resolutividade dos casos no próprio município, evitando transferências para outras unidades da rede de saúde.

De acordo com o secretário de saúde municipal, Aurimar Simões, para a realização das cirurgias de laqueadura, períneo, laparotomia, hérnia, entre outras, houve a contratação de três médicos. “Sem a parceria da Susam, nós não caminhamos. É muito difícil mandar um paciente daqui para Manaus para fazer esses procedimentos eletivos”, afirmou.

Simões disse que a ideia é fazer dois mutirões por mês, com seis cirurgias diárias, durante dez dias de trabalho. Atualmente, a fila para laqueadura, por exemplo, possui 38 pacientes e a de hérnia 17. Conforme o secretário municipal, com a divulgação dos serviços do mutirão, a expectativa é que aumente o número de pessoas em busca do atendimento.

Transferências – O secretário municipal conta que, em média, o município transfere de dois a três pacientes por dia para outros municípios, como Itacoatiara. Com o mutirão, Aurimar acredita que não haverá mais necessidade de transferências. “Isso era um gasto de recurso e muito estressante. Agora está sendo resolvido no próprio município”, afirma.

A parceria do Governo estadual se dá pelo cofinanciamento dos hospitais no interior que auxiliam na manutenção da infraestrutura, envio de medicamentos e equipamentos, informa o secretário de Atenção Especializada do Interior da Susam, Cássio Roberto Espírito Santo. “Apesar de iniciativas municipais, tem o financiamento do Estado em tudo”, ressalta.