A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) entregou na sexta-feira (9/11) uma ambulância e seis caminhonetes (pick up) para seis municípios do interior do estado. A entrega faz parte de um total de 110 ambulâncias adquiridas pela gestão do governador Amazonino Mendes, e de dez caminhonetes oriundas de emenda parlamentar que estão sendo distribuídas para as secretarias municipais de saúde.

 

A ambulância foi destinada a Maraã, município localizado a 634 quilômetros de Manaus (em linha reta). O veículo foi recebido pelo representante da cidade, Orlando Barbosa. “Essa ambulância veio no momento certo para atender a demanda. Temos, hoje, apenas uma ambulância funcionando, duas estão quebradas. Muito obrigado ao governador pela atenção dada ao município”, declarou Orlando.

Com a entrega, Maraã é o 61º município do estado a ter sua frota de ambulância reforçada. O tipo do veículo recebido pela secretaria municipal da cidade é o básico, utilizado para o transporte de pacientes considerados de baixa complexidade.

Como Maraã não é ligado a Manaus por via terrestre, nos casos de pacientes mais graves, que precisam de um atendimento mais especializado, o transporte até a capital ocorre por meio do serviço de UTI aérea, também realizado pela Susam.

Das 110 ambulâncias adquiridas pelo estado, 78 são destinadas ao interior. A secretária executiva adjunta de Atenção Especializada do Interior, Edylene Pereira, da Susam, ressalta que a renovação da frota de ambulâncias dos municípios resgata a dignidade do serviço de remoção de pacientes, esquecida pelas gestões passadas.

“Estamos concluindo esta missão, após termos identificado a dificuldade que cada um dos municípios tinha em remover pacientes quando precisavam de tratamento fora do seu próprio município. É gratificante ter conseguido contribuir nesse processo, porque de fato era uma situação muito indigna o modo como eles vinham sendo transportados”, ressaltou Edylene Pereira.

Caminhonetes – As caminhonetes entregues nesta sexta-feira (9/11) serão utilizadas pelas equipes de saúde em serviços de apoio das atividades diárias das secretarias municipais de cada município, principalmente na zona rural. No total, foram destinados dez veículos para oito municípios.

Receberam as pick-ups nesta sexta os municípios de Humaitá (duas), Santa Isabel do Rio Negro, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e São Gabriel da Cachoeira – uma cada um. São aguardados para a próxima semana para também receberem as chaves de suas caminhonetes os representantes das cidades de Envira, Eirunepé e São Sebastião do Uatumã.

“Humaitá estava precisando destes dois veículos. As duas unidades que vão recebê-los são distantes da cidade, e eles vão ajudar na visita domiciliar, na vacina, em todas as atividades que aquela unidade básica de saúde precisa, além de dar suporte às outras unidades. Vai ajudar muito o município de Humaitá. Somos gratos ao governador”, declarou o secretário municipal de Saúde de Humaitá, Cleomar Scandolara.

A caminhonete de São Gabriel da Cachoeira foi recebida pelo prefeito da cidade, Clovis Moreira Saldanha. O prefeito agradeceu a atenção da Susam com a cidade nesta atual gestão e disse que o veículo ajudará a prefeitura a prestar um serviço de saúde melhor à população.

“Hoje, nós pagamos R$ 7,4 mil, por mês, de aluguel de uma pick-up. Com essa que estamos recebendo, vamos poder aplicar esse dinheiro em outra área. Ou seja, vai sobrar dinheiro para a gente trabalhar na saúde. Isso é muito importante”, disse o prefeito.

A secretária municipal de saúde de Rio Preto da Eva, Aila Carla, disse que a secretaria tem como meta aproximar os serviços de saúde da população, principalmente da zona rural. E um dos desafios que a gestão enfrentava era a falta de transporte adequado para isso, o que agora está resolvido.

“Vai ajudar nas visitas, principalmente nos ramais, nas vicinais, que são mais distantes. O objetivo do nosso prefeito é levar os serviços de saúde mais próximo da população, e muitas vezes a gente não conseguia fazer visitas na zona rural por falta de transporte. E agora a gente ganhou uma caminhonete, traçada, que vai atender a nossa realidade”, afirmou a secretária.

Ambulâncias – Das 110 ambulâncias (capital e interior), 103 já foram entregues. Dez destes veículos são destinados para o SAMU, em Manaus; 4 já foram entregues. Além de mais 22 que estão sendo distribuídos entre as unidades da rede estadual da capital.

Municípios que têm ligação terrestre com Manaus foram contemplados também com ambulâncias do tipo avançada, que equipadas com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) podem transportar pacientes até a capital. São os casos, por exemplo, de Manacapuru, Novo Airão, Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo.