A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) montou, na última terça-feira (26/02), no Bloco A do Sambódromo, o posto médico que irá atender as ocorrências do carnaval durante os desfiles das escolas de samba, nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março.

De acordo com o coordenador de Eventos do Carnaval pela Susam, Paulo Viana, o posto contará todos os dias com uma equipe de plantão composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e uma ambulância, desde o início do desfile das escolas até o final do evento. “O primeiro atendimento será realizado no próprio posto que foi montado e, dependendo da gravidade, será transferido para as unidades de referência”, explicou.

Caso seja necessária a remoção de urgência e emergência de média complexidade, os pacientes serão destinados para os Serviços de Pronto Atendimento (SPA) do São Raimundo ou Joventina Dias.

O SPA do Alvorada fica reservado às demandas espontâneas, por estar próximo do Centro de Convenções.  “Não levaremos para o SPA da Alvorada porque o Sambódromo fica ali perto, pela própria demanda que a unidade possui. É muita gente ali ao redor, então não tem como atender a quantidade de pessoas que moram no bairro e a demanda do Sambódromo. A  maternidade do Alvorada será referência para caso de remoção de mulheres grávidas ”, disse Viana.

Os casos de alta complexidade relacionada a quedas com ferimento de cabeça e pescoço serão transferidos para o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio. Os casos de queimaduras e demais acidentes serão levados para o HPS 28 de Agosto. Para o atendimento infantil, a referência será o HPS da Criança da Zona Oeste.

A estrutura do posto médico possui quatro macas, quatro balas de oxigênio, desfibrilador, medicamentos e demais Produtos para a Saúde (PPS).

No dia 03 de março, uma equipe multidisciplinar composta por um médico, enfermeiro e uma ambulância será disponibilizada para atuar no Desfile de Fantasia Infantil e Adulto no Salão Solimões do Palácio Rio Negro. No dia 04 dará suporte para o Carnaval Popular realizado na zona oeste de Manaus.