Sustentabilidade é tema de exposição interdisciplinar da escola adventista - Fato Amazônico

Sustentabilidade é tema de exposição interdisciplinar da escola adventista

Manaus…[ASN] Para enfatizar a importância da preservação do meio ambiente e instruir os alunos sobre práticas sustentáveis, o Instituto Adventista de Manaus (IAM) promoveu, no dia 25 do mês passado, a exposição Interdisciplinar de Sustentabilidade, com exposição de trabalhos focados no bom uso dos recursos naturais da Terra.

Cerca de 400 alunos do ensino médio expuseram maquetes com modelos sustentáveis de: casas, indústrias e até de bairros inteiros, destacando a conservação dos recursos naturais, meio ambiente e do bem-estar das pessoas.

De acordo com a coordenadora pedagógica do IAM, Mônica Pessoa, a exposição visa despertar nos alunos a responsabilidade social com o planeta. “Sob a orientação de nossos professores (biologia, física e química) os estudantes apresentaram projetos, com alto conceito em sustentabilidade, que não prejudicam ou danificam o meio ambiente, com propósito ecologicamente correto”, destaca a coordenadora.

A equipe da aluna Isabelle Cavalcante,17, que defendeu o tema: Indústria de alimentos – como funciona o aproveitamento de resíduos na empresa, mostrou ações voltadas para a reciclagem de resíduos por meio de processos químico, físico e biológico. “Estas ações além de gerar renda e diminuir a quantidade de lixo no solo, possibilita a diminuição da retirada de recursos minerais do solo, ao que chamamos de gestão sustentável”, enfatiza a estudante.

Dentre os diversos trabalhos apresentados, estavam projetos voltados para: o consumo controlado de água, evitando o desperdício; exploração dos recursos vegetais de florestas e matas de forma controlada, garantindo o replantio sempre que necessário; o uso de fontes de energia limpas e renováveis (eólica, geotérmica e hidráulica) para diminuir o consumo de combustíveis fósseis, visando proteger as reservas de recursos minerais, o que diminui a poluição do ar. [Equipe ASN, Rosângela França]