TCE-AM mantém e amplia certificação ISO 9001:2008 - Fato Amazônico




TCE-AM mantém e amplia certificação ISO 9001:2008

Depois de cinco dias de auditoria realizada pela empresa Bureau Veritas Certification nas dependências do órgão, o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM) conseguiu manter o certificado de qualidade ISO 9001:2008 pelo segundo ano consecutivo e ainda ampliar o escopo de certificação.

Com a ampliação, segundo secretário-geral de Administração do TCE-AM, Fernando Elias, o Tribunal passa a ter 25% de seus procedimentos aprimorados e aprovados, permanecendo na vanguarda de qualificação entre os Tribunais de Contas. O TCE-AM foi o 3º órgão de Contas do país a receber a certificação. “Nós tínhamos apenas 2% de procedimentos certificados e agora passamos para 25%, 1/4 do TCE está certificado. Uma ótima marca”, comemorou o secretário.

Até o ano passado, a certificação contemplava o controle externo sobre as prestações de contas anuais dos Poderes Executivo e Legislativo, relativas aos municípios do interior do Estado (quanto à fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial). Este ano, as concessões de aposentadorias dos servidores públicos do Estado do Amazonas e dos municípios amazonenses (quanto à legitimidade e economicidade) foram auditadas em todos os setores por onde tramitam no TCE pela Bureau Veritas Certification, que emitiu autorização de manutenção e ampliação do escopo. Onúmero de processos de aposentadorias são em torno de 7 mil/ano, em média.

Ao anunciar aos servidores, nesta segunda-feira (2), sobre a manutenção da ISO, que, segundo ele, é mais difícil do que conquistá-la, o conselheiro-presidente, Érico Desterro, agradeceu o esforço de todos envolvidos e disse que a certificação era uma conquista do Tribunal e, sobretudo, dos servidores.

“A certificação iniciou na gestão do conselheiro Júlio Pinheiro e eu tomei conta nesses dois anos, sempre visando a melhoria do TCE. Vou passar a bandeira para o novo presidente (conselheiro Josué Filho), que deverá continuar e, com certeza, ampliar a política de qualidade”, afirmou o conselheiro Érico Desterro, que empossa o novo presidente no próximo dia 18.

A auditoria realizada pela Bureau Veritas Certification aconteceu entre os dias 25 e 29 de novembro nas dependências do TCE-AM.