Técnicos da Susam percorrem municípios, implementando as ações do plano de reconstrução da rede de saúde no interior - Fato Amazônico


Técnicos da Susam percorrem municípios, implementando as ações do plano de reconstrução da rede de saúde no interior

Os técnicos da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) já completaram este mês 18 municípios visitados no Amazonas. A agenda tem como objetivo estabelecer e implantar estratégias para a melhoria do serviço público de saúde no interior do estado. Nesta sexta-feira (16/02), a comitiva, sob o comando da Secretaria Executiva Adjunta de Atenção Especializada do Interior (SEA Interior), estará em Itacoatiara, no hospital do município, reunindo com gestores e equipes de saúde local.

O secretário estadual de Saúde, Francisco Deodato, ressalta que a Susam está trabalhando em um plano de recuperação do sistema público de saúde, direcionado a cada município. A meta, segundo ele, é alcançar os 61 municípios, até março. “Quando o governador assumiu, determinou que a mesma atenção que estamos tendo na capital fosse dada ao interior. Estamos trabalhando nesse sentido, para colocar em funcionamento o sistema, de forma a oferecer à população do interior um melhor atendimento”, destacou. Na semana passada, a equipe esteve em Coari e nos municípios do Alto Rio Negro – São Gabriel da Cachoeira, Atalaia do Norte, Barcelos e Benjamin Constant. “A visita tem o intuito de aproximar ainda mais a secretaria estadual às municipais, para que a gente acompanhe de perto como estão acontecendo os serviços de saúde nos municípios e possamos discutir, em conjunto, como melhorar”, explicou a secretária executiva adjunta de Atenção Especializada da capital, Edylene Pereira.

Estratégias – Em Coari, por exemplo, onde a comitiva esteve no dia 7 de fevereiro, o diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, acompanhou a visita, para discutir estratégias de controle da dengue, malária e tuberculose.  Ele anunciou que enviará reforço ao município. “A visita é também uma oportunidade de conversarmos com os técnicos de endemias para o trabalho integrado. Estamos encaminhando para Coari, nesta semana, um apoiador técnico para o combate à malária”, disse.

Foi feita, ainda, reunião com a Secretaria Municipal de Coari, visita ao Hospital Regional e às unidades de atenção básica. Também foram pautas da discussão, estratégias para o controle da dengue, malária e tuberculose.