Temporada de Cruzeiros recebe segundo navio com 500 visitantes - Fato Amazônico

Temporada de Cruzeiros recebe segundo navio com 500 visitantes

Cerca de 500 visitantes desembarcaram em Manaus ontem pela na manhã, com a chegada do segundo navio da Temporada de Cruzeiros. Os passageiros foram recepcionados no Porto de Manaus, Centro da cidade, com brindes e informativos sobre as principais atrações local e regional. A ação é da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e o empresariado amazonense.

O Silver Cloud, de bandeira originária das Bahamas, chegou a Manaus com 296 turistas de várias nacionalidades e tripulação formada por 212 membros. A partir de articulação da Manauscult, também foi garantida a presença da Banda da Polícia Militar durante a ação no Porto. Outra novidade foi a oferta de placa de boas vindas ao navio, recebida pelo comandante da embarcação, Marco Sangiácomo.

Os ingleses Pamela e Stewart Montt Shore foram os primeiros a desembarcar do navio e receberam as boas vindas do grupo, que ofereceu colares feitos com sementes da Amazônia e panfletos com informações sobre a cidade. É a primeira vez que o casal visita a região e ambos ficaram impressionados com o receptivo e com a apresentação da banda da Polícia Militar, que interpretou clássicos da Música Popular Brasileira (MPB) e toadas de Boi-bumbá.

Pamela destacou que, no trajeto de vinda para Manaus, ficou impressionada com a grandiosidade do rio Amazonas e das “estruturas flutuantes” que viu pelo caminho. Eles escolheram participar de um city tour – iniciando pelo Mercado Adolpho Lisboa – e do passeio chamado “Fauna e flora”, com visita aos principais parques. Pamela e Stewart afirmaram que têm maior interesse pela vida selvagem e pela observação de pássaros, por isso optaram pelo passeio ecológico na cidade.

Os passeios são oferecidos pela empresa Amazon Explorers, responsável também pelo receptivo e transfers do cruzeiro durante a temporada na cidade.

Temporada 2013/2014 – A Temporada de Cruzeiros foi iniciada em outubro com encerramento em maio do próximo ano, com previsão de receber 17 mil turistas estrangeiros de diversas nacionalidades dentre eles alemães, ingleses, americanos, holandeses, espanhóis, italianos e franceses.

A ação de hoje teve parceria com a Manaustrans, SMTU e Semulsp, além do apoio da Polícia Militar e Polícia Civil e contou com a ajuda do Porto Organizado de Manaus (subordinado ao Dnit).

Articulação

A Diretoria de Turismo da Manauscult decidiu por uma atuação mais presente durante a temporada por tratar-se de uma ação institucional e promocional de grande importância para a cidade, por ser o turismo náutico um forte gerador de arrecadação e geração de emprego e renda na Cidade.

A Manauscult também articulou, com a Manaustrans e a Semulsp, a limpeza e ordenamento do trânsito nas áreas de entorno do Porto de Manaus, nos dias em que os navios estiverem em Manaus. Reuniões regulares entre os parceiros têm sido realizadas desde o primeiro semestre do ano, com o objetivo de tornar cada vez mais eficiente esta ação que será repetida durante a administração do prefeito Arthur Virgílio Neto.