A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), prepara-se para dar continuidade às operações de receptivo da temporada de cruzeiros 2013/2014 no Porto de Manaus. A ação conta com a parceria do Governo do Estado e empresários.

Já está marcado para chegar a Manaus no sábado, 1.°, às 10h, o M/S Prinsendam. Operado pela empresa Holland America Line, o cruzeirovai trazer 1.085 pessoas à cidade, entre passageiros e tripulantes. O navio parte de Manaus no dia seguinte, por volta das 18h.

Para o dia 6 de março está programada a chegada do navio M/S Seabourn Quest, às 8h, no Porto de Manaus. Operado pela empresa Seabourn, a embarcação vai trazer 780 pessoas e deixará a capital amazonense no dia 8 de março, às 20h.

A recepção dos turistas e tripulantes reúne equipe da Manauscult na área de desembarque do Porto de Manaus. No local, serão distribuídos folhetos com informações sobre a cidade, além de souvenires, como colares de sementes. A ação é resultado da articulação da Manauscult com órgãos parceiros (Manaustrans, SMTU e Semulsp, Polícia Militar e Polícia Civil) e Porto Organizado de Manaus – subordinado ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

PASSEIOS

Após desembarcar no Porto de Manaus, os passageiros costumam ser divididos emtourspela cidade e em barcos regionais. Uma das opções é o Encontro das Águas, o Lago do Janauary e a interação com os botos da Amazônia.

Outros passeios oferecidos pelas operadoras de receptivo aos turistas são visitas ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa, ao Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e ao Zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), além de passeios de canoa ejungle trekking.

Agora, os turistas também terão o passeio pelo centro histórico de Manaus com parte das calçadas livres.

Uma novidade da ação conjunta entre a Manauscult e a Amazonastur é a entrega da placa de boas vindas ao comandante, em alusão à passagem do navio por Manaus.

Articulação

A Diretoria de Turismo da Manauscult decidiu por uma atuação mais presente durante a temporada de cruzeiros por tratar-se de uma ação institucional e promocional de grande importância para a cidade e ainda mais por ser o turismo náutico uma forte fonte de arrecadação e geração de emprego e renda na cidade.