Trabalho de saúde bucal na área ribeirinha de Manaus é premiado em mostra nacional - Fato Amazônico

Trabalho de saúde bucal na área ribeirinha de Manaus é premiado em mostra nacional

O trabalho realizado por profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizada no rio Negro, foi um dos premiados na IV Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, promovida pelo Ministério da Saúde, no período de 12 a 15 de março, em Brasília.

O relato da experiência “Escovação Dental Diária Supervisionada nas Escolas das Comunidades Rurais/Fluviais de Manaus”, executado pela equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF), que atua na comunidade de Nossa Senhora do Livramento, de autoria do cirurgião-dentista e sanitarista Elves de Sá Guedes, foi classificado em segundo lugar geral do evento. A mostra reuniu mais de cinco mil trabalhos inscritos em todo o Brasil.

Para Elves Guedes, a premiação representa o reconhecimento do trabalho que é desenvolvido desde 2011 na área ribeirinha de Manaus. “A premiação é o resultado do compromisso de toda a equipe de saúde com a comunidade e a qualidade de vida da população”, afirma.

O trabalho premiado vem sendo executado junto aos alunos da Escola Municipal São José 1, buscando sensibilizar os estudantes, professores, gestores e familiares sobre a importância dos cuidados necessários com os dentes e estimulando hábitos saudáveis de limpeza diária. “Em maio de 2011 fiz uma pesquisa com os estudantes e encontrei situações graves de saúde bucal. Um deles foi o fato de que mais de 90% dos escolares entrevistados relataram que compartilhavam escovas com os demais membros da casa e, quando escovavam os dentes, eraapenas uma vez ao dia”, explica Elves Guedes.

A partir da pesquisa, a equipe de saúde passou a promover palestras sobre a importância da higienização bucal para a saúde geral, sobre a técnica de escovação dental e o uso correto do fio dental, entre outros temas. Durante a execução do trabalho, foram repassadas informações sobre as causas reais dos problemas que afetam a saúde bucal e que interferem no rendimento escolar, estimulando as mudanças de hábitos.

A equipe também passou a realizar escovaçõescoletivas e uma vez por mês é feita a aplicação tópica de flúor e distribuição de cremee fio dental para os estudantes. Acada três meses as escovas dentaissãotrocadas. As ações de escovação são realizadas sempre após as refeições na escola. Uma vez por ano é feita também a Semana de Saúde Bucal, quando os alunos apresentam trabalhos em três categorias (cartaz, teatro e paródia).

Elves Guedes explicou que o trabalho trouxe resultados positivos como a adesão da comunidade escolar, sendo que professores e alunos passaram a fazer da escovação uma rotina diária. “Além disso, é possível perceber melhora no rendimento escolar e diminuição no número de faltas por problemas dentários”.