TRE-Am e UEA fecham parceria para mais de 2800 universitários participarem das eleições deste ano - Fato Amazônico

TRE-Am e UEA fecham parceria para mais de 2800 universitários participarem das eleições deste ano

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas, Cleinaldo Costa e a vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas, desembargadora Socorro Guedes Moura, estiveram reunidos ontem para tratar sobre a participação de mais de 2.800 universitários nas eleições de 2014 no estado.

A expectativa é que universitários da instituição de 17 unidades acadêmicas da UEA participem do pleito deste ano. A atuação dos estudantes será supervisionada pela Justiça Eleitoral. Os participantes terão aulas sobre ética e cidadania, ministrada por professores da UEA, além de treinamentos tecnológicos.

De acordo com o reitor a participação dos alunos no processo eleitoral garante ao acadêmico uma experiência que enriquece a vida pessoal e profissional. "Além disso, os acadêmicos que participarão do processo eleitoral receberão declaração de atividades complementares de 30 horas, além de outros benefícios", informou Cleinaldo.

Os universitários atuarão no processo eleitoral como Agente Cívico (mesário) e como Agente Tecnológico (transmissão de dados) durante a etapa de recepção e totalização de votos. Essa parceria entre TRE e UEA é realizada desde 2008.

Para Socorro Guedes, a parceria com a UEA é uma forma de garantir um trabalho tranquilo durante as eleições. “Queremos aperfeiçoar esse trabalho que já foi tão exitoso. Esses profissionais que nos auxiliarão serão pessoas capacitadas e isso é mais uma segurança de que o trabalho vai ocorrer da melhor forma”, disse a desembargadora.

As inscrições devem iniciar até a segunda quinzena de maio e devem ser feitas no site do TRE-AM, e serão anunciadas no portal da UEA.