Na segunda-feira (04/02), a Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), estará recepcionando 145 novos acadêmicos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que integrarão o internato – estágio – nas áreas de Clínica Médica e Clínica Cirúrgica (I e II). É o 18º Acolhimento realizado pela FHAJ. Na clínica cirúrgica, os acadêmicos serão supervisionados por preceptores nas áreas de anestesiologia, cirurgia geral, otorrinolaringologia e cirurgia cérvico-facial.

A atividade será às 8h, no auditório da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA), localizado no 3º andar, prédio da Administração, na avenida Carvalho Leal, 1777, Cachoeirinha.  “Eles estarão vinculados à Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) para supervisão técnica”, explicou a diretora-presidente da FHAJ, Christianny Sena.

Temas como autonomia e responsabilidades do interno, Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), atuação no Centro Cirúrgico, Controle da Infecção Hospitalar e sistemas de registro de informação serão abordados durante o acolhimento, além da apresentação dos preceptores do internato ESA/UEA.

Segundo o chefe do Departamento de Ensino, o otorrinolaringologista Diego Carvalho, a programação do acolhimento tem por objetivo orientar. “Estaremos realizando, em parceria com a UEA, o acolhimento com todos os internos previstos para o ano todo. Esta atividade, na realidade, passa a integrar o calendário dos acadêmicos e é essencial para que conheçam todas as informações essenciais sobre os processos internos, trâmites de documentos e serviços oferecidos pelo hospital”, destacou Diego.

Como Hospital de Ensino, a FHAJ, além de receber acadêmicos para internato, também oferece Programas de Residência Médica, ou seja, a especialização. “Atualmente, temos residentes distribuídos nos Programas de Residência Médica de Otorrinolaringologia, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia Geral e Anestesiologia”, destacou o diretor de Ensino e Pesquisa (DEP), Raymison Monteiro.