Ufam Parintins é destaque com acadêmicos de jornalismo no Intercom Norte 2014 - Fato Amazônico

Ufam Parintins é destaque com acadêmicos de jornalismo no Intercom Norte 2014

Cinco representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Campus Parintins, conquistaram o XXI Expocom Norte (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), em suas respectivas categorias, e agora se preparam para a etapa nacional, em Foz do Iguaçu (PR), cidade sede do Intercom Brasil 2014.

A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 3, no XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte (Intercom Norte 2014), sediado na Universidade Federal do Pará – UFPA, em Belém (PA). O prêmio é voltado aos trabalhos experimentais feitos exclusivamente por estudantes de graduação em diferentes plataformas: do jornal impresso ao blog, do rádio à TV, da assessoria ao cinema.

A acadêmica do 8º período, Juliana Cristina da Silva Ferreira, venceu na categoria Produção em Fotojornalismo, com o produto ‘Trabalhadores de Fibra’. “Conquisto mais um Expocom Norte, prêmio mais cobiçado e esperado pelos acadêmicos de Jornalismo, não há palavras para descrever tamanha alegria, que venha a etapa Nacional”, comemorou Juliana.

Kamila M. de Souza, ganhou na categoria ‘Roteiro de não ficção’, com ‘O Terceiro Sexo: Uma Abordagem Social e Cultural da Homossexualidade em Parintins’. “Muito feliz por ganhar este prêmio, foram dias tensos, mas obtivemos o resultado almejado”. Quem também sentiu orgulho de ter o trabalho reconhecido, foi o acadêmico Felipe Bruno R. de Menezes, premiado com a vinheta ‘Sala de Aula’.

Para Mirian Bittencourt, o prêmio representa a oportunidade de concorrer na etapa nacional e a superação do início de uma batalha dolorosa. A jovem jornalista venceu na modalidade Programa Laboratorial de Áudio, com o radio-documentário "A saga do pau-rosa”. “Agradeço a todos que torceram por mim, minha parceira Clely Ferreira, amigos, colegas, professores e principalmente meu pai que sempre esteve do meu lado”, declarou Bittencourt.

Paixão

Na categoria Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião, Milanna Carvalho Ambrósio, venceu com a crônica ‘O que é ter DNA Rubro-Negro”. A acadêmica não pode viajar a Belém para receber o prêmio, mas foi representada na cerimônia pela professora Sue Anne G. Cursino. “Esse prêmio é muito especial pra mim, pois quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada pelo Flamengo. Escrevi a crônica em 2013 e para minha surpresa esse ano o trabalho foi indicado para representar a Ufam Parintins na Expocom. Nem acreditei, a crônica acabou sendo vencedora”, declarou Milanna.

Em parceria com a UFPA, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) promoveu, de 01 a 03 de maio de 2014, o XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte, o Intercom Norte 2014. O evento faz parte do calendário efetivo da Intercom, que realiza todos os anos 5 congressos regionais – um em cada região do país – e um congresso nacional. Voltado para pesquisadores, profissionais, docentes e estudantes de Comunicação, os congressos da Intercom tem o objetivo de fortalecer os estudos na área de Comunicação em todo o país.

Fonte – http://www.parintinsamazonas.com.br/index.php