Vacina contra HPV continua disponível nas unidades de saúde com horário ampliado - Fato Amazônico

Vacina contra HPV continua disponível nas unidades de saúde com horário ampliado

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já levou equipes da Campanha Municipal de Vacinação para o Combate ao Câncer de Colo de Útero em 100% dos estabelecimentos de ensino da capital. E as meninas que faltaramàescola no dia da vacinação e não tomaram a segunda dose contra o HPV, os pais podem levar as filhas de 11 a 13 anos em uma das 10 Unidades de Saúde com horário ampliado para que elas recebam a proteção contra o vírus do papiloma humano (HPV)

“Algumas meninas não tomaram a segunda dose porque faltaram no dia em que a equipe de vacinação estava na sua escola. Então, para não perder a oportunidade de se proteger contra o câncer de colo de útero, os pais podem ir nas unidades de saúde proteger suas filhas contra a doença”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Evandro Melo.

Até agora, a Semsa já vacinou 45.167 meninas, 89,6% da meta. Essa é a segunda etapa da Campanha de Vacinação para o Combate ao Câncer de Colo de Útero, iniciada no dia 11 de novembro, e é referente à aplicação da segunda das três doses de vacina que devem ser aplicadas para garantir a imunização contra o HPV.

Na primeira fase da campanha, realizada em agosto e setembro, foram vacinadas 49.979 meninas de 11 a 13 anos de idade. “Só poderão tomar a segunda dose da vacina as meninas que receberam a primeira dose e que apresentaram formulário de autorização dos pais e responsáveis, ainda na primeira fase da campanha”, explica Evandro Melo, acrescentando que os pais precisam ir nas escolas buscar o cartão de vacinação da filha para levar à unidade de saúde com horário ampliado.

Assim como na primeira fase da campanha, a vacina foi disponibilizada nas escolas, tanto públicas quanto particulares, em um total de 695 instituições de ensino.

Para completar o esquema vacinal contra o HPV, as adolescentes deverão receber uma terceira dose da vacina, que está prevista para fevereiro ou março de 2014.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

DISTRITO DE SAÚDE NORTE

USA Balbina Mestrinho – Rua 17, nº 170, Núcleo II, Cidade Nova I USA Sálvio Belota – Rua das Samambaias, nº 786, Santa Etelvina UBS Áugias Gadelha – Rua A, nº 15, Cidade Nova I DISTRITO DE SAÚDE LESTE UBS Amazonas Palhano – Rua Antônio Matias, s/nº, São José II.

USA Alfredo Campos – Rua André Araújo, s/nº, Zumbi II UBS Leonor Brilhante – Av. Autaz Mirim, s/nº, Tancredo Neves DISTRITO DE SAÚDE SUL UBS Dr. José Rayol dos Santos – Av. Constantino Nery, s/n, Chapada UBS Morro da Liberdade – Rua São Benedito, s/n. Morro da Liberdade DISTRITO DE SAÚDE OESTE UBS Leonor de Freitas – Avenida Brasil, s/nº, Compensa II.

UBS Deodato de Miranda Leão – Av. Presidente Dutra, s/nº, Glória