A vereadora Nêga Alencar (PSD) apresentou requerimento e indicação solicitando da Prefeitura de Parintins e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) urgente serviços de melhorias nas estradas de Vila Amazônia. O requerimento e indicação foram apresentados na sessão de terça-feira, 6 de novembro.
De acordo com a vereadora Nêga Alencar, o pedido é para beneficiar os produtores rurais e famílias que residem nas estradas que vão desde a comunidade do Açai até Bom Socorro do Zé Açu, e em outro trecho, até a Região da Valéria.

“Nossa cobrança atende a solicitação de um grupo de moradores de Vila Amazônia, que cansados de tantas promessas não cumpridas pelos órgãos públicos, recorrem à sensibilidade dos nobres vereadores para que tal melhoria possa ser viabilizada”, justificou a vereadora.

De acordo com Nêga, não se trata somente de uma competência administrativa, única e exclusivamente, de órgãos do Governo do Estado ou da União em promover melhorias nas estradas do Projeto de Assentamento de Vila Amazônia.

“Essa responsabilidade com aquele povo também recai na administração municipal, que não pode se omitir em ajudar as famílias residentes em toda extensão das estradas de Vila Amazônia”, disse Nêga.

A vereadora ressaltou que quando se tem vontade política, os serviços de melhorias das extratadas podem ser feitos com recursos próprios da administração municipal, que está a serviço do povo.

Comunidades

O serviço de melhoria a ser realizado vai beneficiar centenas de famílias. Da comunidade Açai até o Quebra são 6 quilômetros, do Quebra até a comunidade Santa Fé são 9 quilômetros, De Santa Fé são 13 quilômetros, descendo até o Bom Socorro, perfazendo um total de 34 quilômetros de estradas que necessitam de reparos.

Somente neste trecho do Açaí até o bom Socorro do Zé Açu serão contempladas os núcleos comunitários do próprio Açaí, Quebrinha, Quebrão, Santa Fé, Boa Esperança, Nova Esperança, Bom Socorro, Brasil Roça, Zé Miri, Máximo, Vista Alegre e Nossa Senhora das Graças.

Já no trecho de estrada que compreende do Açaí até a região da Valéria são entorno de 43 quilômetros que vão beneficiar as famílias de produtores rurais de Nova Olinda, Independência, Laguinho, Laguinho São José, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Laguinho São João, Santíssima Trindade, Peniel, Murituba, Santa maria Santo Antônio, Santa Luzia, Santa Rita, Betel, Betesemis, Fé em Deus, São Paulo da Boca da Valéria e Samaria.