Vereadora Therezinha Ruiz divulga balanço parlamentar de 2013 - Fato Amazônico




Vereadora Therezinha Ruiz divulga balanço parlamentar de 2013

A presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereadora Professora Therezinha Ruiz (DEM) apresentou, nesta quarta-feira (18), a educadores e representantes comunitários o balanço de sua produtividade parlamentar no ano de 2013. Desde o início do mandato, Therezinha Ruiz protocolou cerca de 300 proposituras, entre projetos de leis e de emendas, indicações, requerimentos e moções.

O balanço foi apresentado no auditório da Câmara Municipal de Manaus (CMM), localizada na rua Padre Agostinho Caballero Martin, São Raimundo, na tarde de quarta-feira. “É uma prestação pública do nosso mandato. Acreditamos que todo político eleito deveria fazer isso e manter a população informada sobre suas ações, afinal de contas somos eleitos para representar os manauaras”, destacou.

No total, a vereadora apresentou 117 indicações, solicitando desde a construção de creches à sinalização para melhoria no trânsito de Manaus, como a pintura de faixas de pedestres e a construção de passarelas em pontos críticos da cidade. Foram ainda protocoladas 83 moções, homenageando pessoas ou instituições por destacadas ações na sociedade e ainda 77 requerimentos para manutenção e limpeza de ruas, avenidas e praças. Entre as indicações, está o pedido de revisão e mudanças no Plano de Cargos, Carreiras e Subsídios (PCCS) dos mais de 12 mil servidores da Educação municipal.

Em relação aos projetos de leis, a parlamentar informou ter protocolado 15 projetos, sendo que três foram sancionados pelo Prefeito Arthur Neto. Ela destacou o projeto que institui o ensino da Língua Inglesa para todas as crianças do ensino infantil de Manaus. “Sabemos que nessa fase as crianças aprendem com mais facilidade o outro idioma e desenvolvem outras habilidades”, destacou.

Há ainda, de acordo com o vereadora, o Projeto de Lei n.º 179/2013, que institui a criação da “Semana Municipal de Valorização do Educador”, que foi sancionado prefeito Arthur Virgílio Neto. “A propositura busca uma melhor valorização dos profissionais de educação. Agora a “Semana de valorização” foi inclusa no calendário anual e oficial das escolas municipais, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed)”, destaca a parlamentar.