CMM

Noventa por cento dos casos de suicídios poderiam ser evitados, com ações preventivas. A constatação é da Organização Mundial da Saúde (OMS) e serve de base para a campanha Setembro Amarelo, lançada mundialmente, com objetivo de conscientizar a população sobre o suicídio e mostrar que existe prevenção.

Em reforço ao movimento, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai realizar uma Tribuna Popular para debater a prevenção ao suicídio. A ação é uma iniciativa do vereador Bessa (SD) e será realizada no plenário Adriano Jorge da CMM, na quarta-feira (12/9).  Participarão dos debates representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV) de outras instituições que tenham interesse em debater o assunto, além de psicólogos.

De acordo com o vereador Bessa, a proposta da tribuna popular é conscientizar as pessoas deste problema tão grave, que tira tantas vidas todos os anos e propor meios de diálogos com as pessoas que tentam o suicídio.  “O diálogo é uma das melhores maneiras de evitar o suicídio. Muitas vezes a pessoa apresenta sinais que são ignorados ou diminuídos por aqueles que estão ao seu redor”, argumenta.

 O parlamentar defende que a divulgação de informações sobre  assunto é o ponto chave para diminuição no alto índice de suicídios. “O suicídio é um fenômeno complexo que pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientações sexuais e identidades de gênero, por isso, é necessário esclarecer as pessoas, que existem profissionais especializados e dispostos a acompanhá-los”, afirma.