Voluntários falam das experiências de missão pelo mundo - Fato Amazônico

Voluntários falam das experiências de missão pelo mundo

Ontem 05 de dezembro, o mundo celebrou o Dia Internacional do Voluntário. A data foi decretada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1985, em homenagem aos milhões de pessoas que “estão presentes, ao nosso redor, respondendo aos chamados para os momentos de necessidade, ajudando a salvar vidas hoje, e apoiando os que desejam continuar vivendo sua vida com dignidade amanhã” (Nações Unidas).

A Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) não é alheia ao trabalho desse grupo singular que tomou ou está tomando a decisão de deixar a comodidade de seus lares e cidades para se unirem a projetos em favor do próximo. A IASD mantém um departamento exclusivo para essa causa, denominado Serviço Voluntário Adventista (SVA).

De acordo com a liderança mundial do departamento, o SVA já enviou 980 voluntários a todo o mundo; destes, 283 partiram da América do Sul a outras partes do globo, e 179 vieram de outros continentes para servir por aqui.

Testemunhos

Kenneth Mayr, de 19 anos, estudante chileno de Comunicação Social, foi voluntário em Madagáscar. Isto é o que ele disse a respeito da experiência: “Quando você tem de sair do país, de seu ambiente, e ajudar as pessoas sem esperar nada em troca, acredito que isso marca você, abre sua visão e lhe dá uma nova perspectiva das coisas”. Ele ainda acrescenta que recomenda o voluntariado a todos, “porque nos torna mais humildes”.

Angy Azo, 27, psicóloga peruana que dedica seu tempo como voluntária na cidade de Beirute, no Líbano, declara: “Ser voluntária nesta região do mundo é a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Sinto-me feliz por estar aqui. Claro que enfrento desafios culturais com meus alunos na escola onde trabalho como voluntária, mas isso me ajuda a crescer como pessoa, como profissional. Eu não mudaria essa experiência”.

Os missionários voluntários adventistas desenvolvem trabalhos sociais em diversas partes do mundo nos programas da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), e também em projetos institucionais como Um Ano em Missão, Missão Calebe, Vida por Vidas ou em qualquer parte do mundo onde a Igreja ou suas instituições os necessitem.

“No Dia Internacional do Voluntário desejo saudar e agradecer o tremendo trabalho que nossos jovens desenvolvem no mundo. Desejo que Deus os abençoe grandemente e que essas experiências os tornem dependentes de Deus. Um abraço a todos! Estamos orando para que o Senhor os faça prosperar na missão”, declara o pastor Elbert Kuhn, líder do Serviço Voluntário Adventista para a América do Sul.

Seja um voluntário

Atualmente, dezenas de voluntários prestam ajuda em favor dos refugiados em países como Iraque, Líbano, Grécia, Alemanha, Uganda, entre outros. Para ser voluntário no Iraque, envie uma mensagem diretamente à fanpage da Adventist Help ou Adra Kurdistan. Caso você deseje ter oportunidades de voluntariado em diversos lugares do mundo, acesse o site do SVA.