Modalidade em franco crescimento no Estado, o badminton dá largada oficial no calendário no ano que antecede os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Neste sábado, a partir das 8h30, a Escola Estadual Josué Cláudio de Souza, o GM do bairro do Coroado, Zona Leste de Manaus, recebe a 1ª etapa do Circuito Amazonense de Badminton 2019. A previsão é que o campeonato termine por volta das 14h.

De acordo com o presidente da Federação Amazonense de Badminton (FAMBd), professor Ricardo Pina, essa primeira competição terá a presença de 57 participantes em sete categorias do Masculino e Feminino: Sub-11, Sub-13, Sub-15, Sub-17, Principal A, Principal B e Veteranos. Estão previstos 47 jogos durante o dia.

“O badminton, que é uma modalidade olímpica, hoje é uma realidade no Amazonas. Apesar das dificuldades que todo esporte local enfrenta, hoje temos várias conquistas em nível nacional e internacional”, ressalta Ricardo Pina, um dos pioneiros na difusão desse esporte nas escolas do Estado.

Em 2019, a FAMBd planeja realizar um grande festival de badminton, com objetivo de popularizar a modalidade. O calendário oficial prevê ainda pelo menos mais quatro competições, além da primeira etapa do Circuito Amazonense.

 Astros confirmados

A competição deste sábado terá a presença de atletas que são referência nacional da nova geração do badminton. É o caso de Diogo Gama (Clube Cacilda Braule Pinto) e Bruno Renan (EETI Sérgio Pessoa), medalhistas de prata e ouro nas disputas Individual e Dupla Masculina na categoria Infantil da etapa Infantil (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares da Juventude, em Natal 2018.