Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A pele é um órgão essencial de proteção contra agentes externos, como os microorganismos, raios solares e poluição. É certo que cada vez mais as pessoas buscam manter a pele jovem e saudável, sem aparentar os terríveis danos causados pelo tempo e hábitos de uma vida intensa. Para que seja possível contornar essa situação, primeiro é necessário entender como a nossa pele envelhece.  

Existem dois tipos de envelhecimento, o intrínseco, aquele que ocorre de dentro para fora, ou seja, não temos como escapar, pois, este está associado a idade, determinado principalmente pelos fatores genéticos de cada pessoa. Com o passar do tempo, nosso organismo vai perdendo a capacidade de renovação celular, perdemos as fibras de sustentação da pele que desempenham um importante papel na elasticidade, resistência e tônus, resultando no aparecimento da flacidez, linhas de expressão e pele cada vez mais fina.

O segundo tipo é chamado de envelhecimento extrínseco, e neste caso, ocorre de fora para dentro, associado ao estilo de vida. Alguns fatores externos podem causar danos a nossa pele e contribuir para o envelhecimento precoce, como o alcoolismo e o tabagismo, radiação solar, poluição, alimentação desequilibrada e movimentos de expressão repetitivos. 

O mercado da beleza e cuidados pessoais do Brasil ocupa a posição de quarto maior mercado do mundo, com crescimento de 24,5% entre os anos de 2013 a 2018, de acordo com os dados da Associação da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). A indústria dos cosméticos busca intensamente trazer soluções para contornar os danos causados a pele, apostando em ativos inovadores que prometem minimizar ou até mesmo reverter os danos já causados. O mercado da beleza que gira em torno das clínicas de estética também possui muitos recursos para tratar peles já danificadas pelos fatores intrínsecos e extrínsecos.   

Mas você pode começar hoje mesmo a cuidar da sua pele em casa, inserindo apenas quatro passos simples na sua rotina de beleza diária. 

1º Passo Limpeza: a higienização é o passo mais importante de uma rotina de cuidados, isso porque ao longo do dia, nossa pele fica exposta a diversos tipos de impurezas e sujidades, como a maquiagem, poluição e células mortas. Se não retiramos essas impurezas da nossa pele elas irão obstruir os poros, deixando a nossa pele mais suscetível a oleosidade, cravos e acne. Para uma boa higienização é importante usar sabonetes apropriados para o seu tipo de pele. Também devemos lembrar de não lavar o rosto em excesso, o ideal é apenas duas vezes ao dia, muitas lavagens podem acabar desencadeando o famoso efeito rebote onde a pele tende a produzir mais oleosidade para proteger a pele. 

2º Passo Tonificação: a tonificação deve ocorrer após a limpeza da pele, sua função é retirar as impurezas que não saíram na lavagem e também restabelecer o pH da pele que pode sofrer alterações ao longo do dia, o tônico também deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele e pode ser substituído pela água micelar, este passo além de finalizar a limpeza e conferir equilíbrio a pele também irá prepará-la para receber os demais tratamentos, pois desobstrui os poros facilitando a penetração de ativos.

3º Passo Hidratação: quando a pele está desidratada ela possui um aspecto feio e quebradiço, os hidratantes ajudam a pele a absorver a água do ambiente e através da oclusão formam um filme protetor retendo a água do organismo. Hidratar a pele traz inúmeros benefícios, evitando o envelhecimento precoce e devolvendo viço, maciez e luminosidade à pele, além de atuarem contra danos causados pelo frio, exposição ao sol, uso de produtos agressivos à pele como os esfoliantes e exposição a água quente utilizada no banho. 

4º Passo Fotoproteção: sem dúvidas o maior vilão do envelhecimento é a ação dos raios solares, os raios UVA e UVB, que penetram na pele e causam o fotoenvelhecimento, podendo causar manchas e até mesmo o câncer de pele. Além de passar o protetor solar adequado ao seu tipo de pele é necessário reaplicá-lo ao longo do dia, os especialistas ainda alertam sobre os danos que podem ser causados pela luz visível, aquela emitida através de lâmpadas fluorescente e telas de computadores e televisões, neste caso é indicado o uso de filtro solar com cor que ajudam a disfarçar as imperfeições e ainda protegem contra a radiação solar e a luz visível. 

Com estes quatro cuidados básicos realizados de forma regular e contínua, é possível obter uma pele saudável e bonita.

Autores:

Patrícia Rondon Gallina é farmacêutica esteta, professora do curso de Farmácia do Centro Universitário Internacional Uninter.

Vinícius Bednarczuk de Oliveira é coordenador do curso de Farmácia e de Práticas Integrativas e Complementares do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •