Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Ter a própria casa ou apartamento é uma delícia, não é? Mas junto com os benefícios, vêm também as contas. Água, gás, internet, luz…. Se não tomarmos cuidado acabamos exagerando no consumo e gastando mais do que o previsto, principalmente com energia. Por isso, neste post daremos 5 dicas para economizar na conta de energia elétrica!

1. Troca de lâmpadas

Os modelos de lâmpadas existentes no mercado diferem principalmente no preço e na economia de energia. É importante entender que pagar menos em uma lâmpada pode gerar um aumento considerável na sua conta de luz mais tarde. Os principais modelos são:

Lâmpadas Comuns Incandescentes

São mais baratas, fáceis de serem recicladas e não apresentam materiais tóxicos em sua composição. Porém, gastam muita energia e são pouco eficientes, uma vez que somente entre 5 a 10% da energia elétrica gasta para acendê-las é transformada em luz (o restante vira calor e é dissipado no ambiente).

Lâmpadas Fluorescentes

São eficientes e econômicas. Apesar de serem mais caras que as comuns, são muito mais duráveis. Atualmente existem versões compactas e em diferentes tonalidades.

Você sabia que existem também lâmpadas feitas de garrafas PET? Para locais com telhado simples (sem forro) como galpões, garagens e edículas, é possível fazer alguns furos nas telhas e fixar garrafas PET transparentes, cheias de água. A iluminação produzida é impressionante e não gasta nenhum centavo!

Lâmpadas de LED

Devido a tecnologia avançada em relação às demais, este modelo é muito econômico, não é composto por nenhum material nocivo à saúde e ao meio ambiente, não transmite calor e é o mais durável e eficiente. Contudo, seu valor ainda é bastante elevado.

Por esse motivo, recomendamos utilizar as lâmpadas fluorescentes compactas em sua casa e as de LED apenas em pontos de destaque, como em spots e arandelas.

Se precisar de uma mãozinha para a troca de lâmpadas, conte com o serviço de assistência residencial do seguro residencial, além da mão-de-obra para reparo de tomadas e interruptores (planos de assistência Proteção Extra e Máxima).

2. Desconectar os aparelhos das tomadas

Se você achava que isso era um mito, pode pensar duas vezes. Essa é uma das melhores formas de economizar, uma vez que diversos aparelhos ficam em stand-by para manter o funcionamento de sensores e relógios. Logo, evite deixar o micro-ondas, climatizadores de ar, DVDs e TVs conectados às tomadas. Sabe qual é outro grande sugador de energia? O carregador de celular! Sempre que não estiver usando, tire-o da tomada.

Fazer isso evita também que os aparelhos sejam queimados após a queda de um raio, por exemplo.

3. Reduza o tempo no banho

Difícil seguir essa recomendação no inverno, não é? Mas faça um esforço, já que os chuveiros elétricos são responsáveis por um grande gasto de energia. Então, se você quer mesmo economizar, tome banho mais curtos, mude a chave do chuveiro para verão (assim que esquentar um pouquinho) ou substitua o modelo elétrico por um que tenha outro sistema para esquentar a água, como gás ou solar.

4. Mantenha os eletrodomésticos em bom estado

Aquela TV de tubo 61 polegadas que fez de você a sensação entre os amigos no início dos anos 2000 ainda está na sua sala? E a geladeira antiga, que era da sua avó, com a borracha de vedação original, está aí também? Sabemos que é difícil desapegar de alguns itens, mas eles podem estar utilizando muito mais energia do que deveriam, devido a tecnologia ultrapassada ou a falta de manutenção adequada. Então fique de olho!

5. Desligue as luzes

A sua mãe já dizia: sempre apague a luz ao sair dos cômodos! Se você não sabe quanto tempo irá passar fora, não corra o risco de esquecer as luzes ligadas à toa.

Viu só como algumas precauções simples já podem ajudar a reduzir consideravelmente o consumo de energia? Agora é só colocar nossas dicas em prática. Assim, além de contribuir com o meio ambiente, você pode também conseguir ter um dinheirinho a mais no final do mês para comprar aquele objeto de desejo ou para passear com a família.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •