Foto: Divulgação
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A concessionária Águas de Manaus e o UNICEF uniram forças para levar produtos de higiene e orientar a população vulnerável da cidade com medidas de prevenção ao coronavírus, auxiliando assim, no controle da pandemia de covid-19 na capital. Na manhã do último sábado (11), a parceria levou kits de limpeza até a região de palafitas da Cachoeirinha, na zona Sul.

Mais de 500 pessoas foram beneficiadas com a ação, recebendo produtos como sabonetes, álcool em gel, sabão em pó, sabão líquido, água sanitária, máscaras de tecido, entre outros.

No total, mais de 7.195 pessoas receberam, ao longo da semana, os itens de higiene e limpeza através da parceria da concessionária com o UNICEF. Junto com os kits, foram entregues folhetos com orientações às famílias sobre como se prevenir da covid-19 e cuidar das crianças e dos adolescentes.

Uma das beneficiadas com o kit foi a dona de casa Zeneide Serra, 53, que mora no beco dos Rodoviários. “Esse kit é uma grande ajuda. Já tinha muito cuidado com a higiene da minha casa e depois dessa doença, passei a ter ainda mais atenção com a limpeza. Só tenho a agradecer a Águas de Manaus, que tem olhado pela gente. Há dois anos, a empresa colocou a tubulação de água até o beco e desde então, minha água chega limpa”, contou Zeneide. Em 2018, o beco em que mora foi a primeira região de palafita da cidade a receber as extensões de rede conhecidas como “redes aéreas”, que levaram água de qualidade para pessoas que não possuíam o serviço regular da concessionária. Em dois anos de atuação na cidade, a Águas de Manaus já implantou mais de 40 quilômetros de rede em regiões similares. 

Foto: Divulgação

Para a autônoma Gisele Dantas, 46, o kit de higiene será um reforço nas medidas que ela adotou em sua residência desde o início da pandemia. “Moro com cinco pessoas em casa e fico no pé deles, pra só andar de máscara, usar álcool em gel, lavar as mãos. Por isso, ninguém pegou coronavírus em minha casa. Esse kit que a Águas de Manaus doou vai ser um reforço nessa luta”, disse Gisele, que mora no beco Nonato.

Famílias venezuelanas, moradores das áreas alagadas de Educandos e instituições como a casa Mamãe Margarida, abrigo infantil Monte Salém, abrigo Nascer, Associação Pequeno Nazareno, abrigo Moacir Alves, Desafio Jovem, Coração do Pai, Lar das Marias, Acolhimento Oasis, Comunidade Nova Aliança, Vida Alegre, Movimento Vida e Esperança, Instituto Solidário pela vida e Pastoral Saber da Luz também foram beneficiadas na ação.

O diretor-executivo da Águas de Manaus, Luiz Couto, participou da distribuição dos kits na Cachoeirinha. Ele destaca que a empresa vem fazendo sua parte para assistir a população durante a pandemia.

“Essa ação é muito importante, pois nos aproxima da comunidade. Ainda estamos com o vírus circulando na cidade e a pandemia não acabou. Por isso, as pessoas devem seguir tomando todos os cuidados e medidas de higiene. A Águas de Manaus tem feito o que está ao nosso alcance para que a população tenha acesso a água tratada e possa atravessar esse período. E graças a parceiros como o UNICEF, poder público e lideranças comunitárias, estamos indo além, doando EPI´s, alimentos e kits de higiene”, disse.

A chefe do escritório do UNICEF em Manaus, Debora Nandja Madeira destaca que a instituição vem atuando em várias frentes contra a pandemia na capital amazonense.

“O trabalho do UNICEF neste momento visa contribuir para mitigação dos efeitos mais graves da pandemia, ou seja, em parceria com o setor privado e organizações não governamentais, fazer chegar a quem mais precisa itens de higiene e informações sobre cuidados para prevenção contra a Covid-19. Mas não só isso, também estamos trabalhando sem parar junto aos governos para que as políticas essenciais, como pré-natal, vacinação e outros não sejam interrompidas”, afirma.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •