Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Por conta dos impactos socioeconômicos causados pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, a Ambev, patrocinadora do Prêmio Empreendedor Social, decidiu ajudar o terceiro setor de todo o país oferecendo cursos online e gratuitos com foco em gestão. As informações são de Folha de S. Paulo.

Qualquer organização, de qualquer segmento, pode ter acesso ao material através da plataforma do Voa, programa da Ambev de compartilhamento de conhecimento em gestão com organizações sociais.

O conteúdo é o mesmo utilizado pelas ONGs que já participam do Voa. No total, são nove aulas sobre gestão, com vídeoaulas e apostilas. A iniciativa tem como objetivo compartilhar os métodos e processos utilizados pela própria Ambev para ajudar as organizações a melhorarem seus processos, orçamentos e alcance de seu impacto na sociedade, especialmente, nesse período de crise.

O Instituto Mandaver é uma das ONGs mentoradas pela Ambev que já fez o uso do material. A organização, que atua numa comunidade de 60 mil pessoas na cidade de Maceió (AL), promove iniciativas de cultura, esporte, qualificação profissional e geração de renda.

Carlos Jorge da Silva Santos, fundador e coordenador da entidade, conta que desde o início da pandemia aumentou o número de atendimentos com a distribuição de cestas básicas, kits de higiene e limpeza e cartilha de recomendações contra a doença. “Essa crise veio e só confirmou a consolidação de um projeto bem feito. Com essas aulas do Voa, conseguimos nos profissionalizar, aprender a se planejar melhor e racionalizar nossos processos. É um material rico que dá para usar em qualquer negócio”, completa.

Para acessar as aulas, basta acessar este link e realizar um cadastro informando o CNPJ ou CPF. As organizações que tiverem interesse em fazer parte do programa Voa de 2021 deverão realizar as inscrições ainda este ano, previstas para o último trimestre.

As selecionadas, além de terem acesso às aulas sobre gestão, também recebem mentorias de gerentes da Ambev.

Impacto desde antes da pandemia

Lançado em 2018 pela Cervejaria Ambev, o Voa é um programa de mentoria em gestão, no qual seus funcionários voluntariam tempo para ir a ONGs e compartilhar conhecimento.

Dois anos depois, após mais de 200 ONGs e 5 milhões de pessoas beneficiadas, a iniciativa se consolidou no país e a cervejaria decidiu ampliar o projeto para outros lugares da América do Sul, começando pela Argentina.

No país vizinho, a Ambev iniciou ainda em novembro do ano passado um projeto piloto com seis ONGs da cidade de Quilmes, próxima a Buenos Aires.

Por enquanto, são 18 funcionários que se dedicam a visitar as instituições periodicamente, ajudando-as a se desenvolver.

As organizações têm propósitos variados e incluem iniciativas como a Asociacion Conciencia, que fomenta o esporte entre crianças. Inclusive, a fundadora Evelina Cabrera, um dos principais nomes do futebol feminino na Argentina, tornou-se embaixadora local do Voa –que, na Argentina ganhou o nome de Valor, já que segundo os impactados a iniciativa agrega valor para as organizações locais.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •