Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A comunidade da Vila Novo Céu, em Autazes (a 112 km da capital), foi contemplada na terça-feira, 21, com a entrega de uma escola totalmente reformada, que atenderá 450 estudantes da zona rural. A solenidade comandada pelo prefeito do município, Andreson Cavalcante (sem partido), e seu vice, Marcelo Tupinambá (PSDB), contou com a presença do governador Wson Lima (PSC) e do Secretário de Estado da Educação, Luiz Castro. O chefe do Executivo anunciou, ainda, outras obras em andamento no município.

O governador ressaltou o compromisso de sua gestão com o interior do Estado e com a educação, citando a entrega da escola como exemplo, além de fatores que deverão fomentar a economia no município.

“Hoje estamos entregando uma escola na comunidade Novo Céu como prova de nosso comprometimento com a educação. É uma escola no padrão exigido pelo Ministério da Educação, com 10 salas, biblioteca, sala de informática, monitorada por câmera de vigilância, cozinha. Parte da merenda escolar é absorvida pela Secretaria de Educação, resultado da agricultura familiar. Além dos alunos terem merenda de qualidade, com garantia de que vão estar consumindo um produto saudável, na outra ponta, estamos ajudando o pequeno produtor, fazendo com que a economia circule no município. A inauguração dessa escola é um exemplo de parceria que o governo tem com Autazes, no sentido de avançarmos em áreas prioritárias como a educação”, disse o governador.

Para o prefeito Andreson Cavalcante a parceria entre Governo e município é fundamental para o desenvolvimento do interior. “Quem ganha é o município de Autazes, com a presença do governador, do secretário Luiz Castro, que tem um grande desafio que é fazer a educação no Amazonas, um Estado continental. É importante essa parceria das prefeituras com o governo do Estado. Quem ganha é a educação, uma escola modelo, padrão, uma escola nova. Somos muito gratos ao governador, todos os professores, funcionários, alunos, pela entrega dessa escola, que contempla a educação na Vila Novo Céu”.

Outras obras em andamento foram anunciadas durante a solenidade, como por exemplo, a reforma da Escola Estadual Maria Emília Mestrinho (GM3) e a construção de um Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) no município. “O GM vai ser reformado, nós vamos trabalhar um calendário especial para não prejudicar os alunos, pra iniciar essa obra e trabalhar da melhor maneira possível. A Escola Novo Céu é resultado dessa decisão de governo de priorizar o interior, assim como a educação,que também é prioridade para o governo”, destacou o Secretário de Educação, Luiz Castro.

O governador Wilson Lima, ressaltou, ainda, que o governo trabalha na recuperação do sistema viário do município de Autazes e também em alguns ramais, além da instalação de um ponto de internet gratuito na praça na comunidade Novo Céu. Duas cooperativas que trabalham com agricultura familiar também foram beneficiadas pelo governo do Estado.

Participaram da solenidade os vereadores Emilson Sales (PMB), Marcley Araújo (PSDB), Marcelinho Maia (MDB), José Figueiredo (Bebé) (PPL), Ramon Campos (PTN), Francinete Onete (PSD), Daniela Sampaio (SD), Diana Guedes (DEM), Helen Barroso (PR), Suely Lopes (PR), e a deputada estadual Joana Darc (PR).


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •