Foto: Aguilar Abecassis – Dircom/CMM
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Na manhã de ontem (23/08) a Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou solenidade de outorga do Diploma “Cidadão de Manaus”, ao deputado estadual Sinésio Campos (PT). A autoria da propositura é do vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC) e foi concedida pelo importante trabalho do deputado em defesa da população do Amazonas. A homenagem foi realizada no auditório Zany dos Reis. 

O vereador Coronel Gilvandro destacou durante a solenidade, a importância de homenagear um brasileiro brilhante e que sempre está na luta em defesa da população. “É uma grande alegria poder fazer essa homenagem. O deputado Sinésio é um desses brasileiros, que como eu, nasceu no Pará e veio para o Amazonas com muitos sonhos, um deles o de estudar para vencer na vida. Não podemos escolher onde nascer, mas podemos escolher onde viver e construir nossa carreira. Então é com muita alegria e sentimento de gratidão que presto essa homenagem a este homem íntegro, correto, corajoso e de um coração gigante para conter toda a generosidade destinada ao povo de Manaus e do Amazonas. Sinésio é desses homens que não desiste fácil do que se propõe a fazer, pois quando se propõe a algo dá a sua vida por isso, defende a educação como elemento de ordem e prosperidade e é um parlamentar atento às questões capazes de mudar a conjuntura do país e a vida dos brasileiros,” disse o vereador.

Para o presidente da Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), Josué Neto (PSD), essa honraria é importante para um homem que já tem o título de cidadão dos municípios de Envira, Autazes, Itacoatiara e Manacapuru.

“Hoje o deputado Sinésio recebe o seu quinto título de cidadão de um município do Amazonas, o da cidade que o acolheu. Gostaria de dizer que o Sinésio segue aquela regra que aprendemos quando criança, a de que para ser um grande homem é preciso ser um bom filho, para ser um bom profissional, é preciso ser um bom pai de família e para se fazer bem à sociedade, é preciso ser um bom amigo. Se você não entender essa regra e não colocar como prioridade os seus pais, sua esposa, seus filhos e seus amigos, você não consegue servir à população como um todo. O deputado Sinésio é um grande amigo, que me ensinou o exercício do que é ser um parlamentar, um homem de bem, cristão e que acima de tudo sabe cuidar bem das pessoas”, declarou.

O homenageado, deputado Sinésio Campos, disse estar emocionado com o diploma de Cidadão de Manaus e que receber essa comenda de uma cidade com mais de dois milhões de habitantes é algo grandioso. “Agradeço ao meu amigo Coronel Gilvandro, que assim como eu nasceu em Santarém e que veio para Manaus trilhar um caminho de sucesso. Para mim, que já homenageei algumas pessoas, jamais imaginaria o sentimento e a emoção de estar aqui recebendo essa homenagem dessa cidade que me acolheu há 42 anos. Manaus é a nossa mãezona, nós viemos para cá em busca de perspectiva de emprego, renda e educação e fomos acolhidos. Aqui quero destacar que nos meus sete mandatos, nunca recebi um boletim de ocorrência de briga de vizinho, então digo que não é a política que corrompe as pessoas. Eu sou do Partido dos Trabalhadores e da mesma forma que no PT tem pessoas que estão com problemas, também existem pessoas decentes, como em todos os partidos políticos”, disse o deputado Sinésio, assumindo o compromisso de que em seu mandato sempre vai brigar para que tenhamos uma cidade cada dia mais digna e justa.

A solenidade contou com a participação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), Josué Neto (PSD); do deputado estadual Serafim Correa (PSB); deputado estadual Abdala Fraxe (Podemos); deputado estadual Fausto Júnior (PV); deputado estadual delegado Péricles (PSL); Eisenhower Pereira Campos, Subsecretário Municipal de Gestão de Limpeza Pública, representando a Prefeitura de Manaus; Antônio Cavalcante Albuquerque, representando a Defensoria Pública do Amazonas; vereador Sassá da Construção Civil e de Marcelo Batista, Superintendente da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM).

Sinésio Campos é deputado estadual e está em seu sexto mandato na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). Nasceu em Santarém (PA), no dia 03 de dezembro. Filho de Dionisia da Silva Campos (in memorian) e Durval de Souza Campos (in memorian). Casado com Maria Joana Soares Pimentel e pai de três filhas. Professor concursado da rede municipal e estadual de ensino, iniciou sua vida política na defesa dos professores. Mesmo sem pertencer a nenhum sindicato ou entidade, lutou por melhores condições de trabalho e melhores salários. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1995, sigla que nunca mudou e se manteve fiel em todos os momentos. Morador do bairro São José do Operário, Sinésio Campos também pautou suas lutas em defesa da Zona Leste. Foi eleito vereador no ano de 1996, exercendo o mandato de janeiro de 1997 a janeiro de 1998, quando se elegeu deputado estadual pela primeira vez. Hoje está na presidência estadual do Partido dos Trabalhadores e é líder do PT na Aleam.

Na Assembleia Legislativa, preside a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento; é vice-presidente da Comissão de Educação; membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação e vice-presidente do Parlamento Amazônico, entidade que congrega as Assembleias Legislativas dos nove Estados que compõem a Amazônia brasileira: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e que tem o objetivo de buscar soluções para problemas vivenciados na Amazônia, com alternativas que aliem desenvolvimento sustentável e crescimento econômico aos Estados. Mantém-se firme no propósito de lutar pelo engrandecimento e fortalecimento do Amazonas, buscando sempre políticas e pautas que visam melhorar a vida do povo amazônida.

Na vida acadêmica, Sinésio Campos completou o 2° Ensino Médio na Escola Agrotécnica Federal de Manaus, formando-se em Técnico Agropecuário. Cursou a escola superior no Centro de Estudos do Comportamento Humano (Cenesc) e bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). É pós-graduado em Ciências Políticas e Ética na Universidade de Pernambuco (Sagres).


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •