Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Caravana da Saúde teve início ontem. A ação é realizada através do atendimento em traillers, que funcionam como ambulatórios oftalmológicos móveis, além da Carreta da Mulher. O trabalho será realizado em sete distritos com a disponibilização de médicos e outros profissionais da saúde para atendimento de servidores municipais atuantes na área da educação.

A ação ocorre por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed), de Saúde (Semsa) e o Serviço de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Manaus (Manausmed). Nesta segunda-feira, 14, a carreta está oferecendo atendimento até às 17h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF João Braga, localizada na Cidade Nova, zona Norte. A caravana segue até o dia 13 de agosto.

O trabalho foi planejado visando oferecer os serviços médicos aos profissionais que geralmente não têm tempo de ir ao médico em virtude da pesada rotina de trabalho, caso dos professores. “Hoje a secretaria dá continuidade à política de valorização do servidor. É importante porque sabemos que os profissionais do magistério têm uma agenda muito intensa e, na maioria das vezes, trabalham o dia todo, ficando sem tempo para cuidar da saúde. É importante que o professor esteja com sua saúde plena para que possa exercer efetivamente o seu trabalho em sala de aula”, explica a subsecretária da Semed, Ana Falcão.

Na Caravana da Saúde, o Manausmed atua com a disponibilização de consultas oftalmológicas em traillers de clínicas credenciadas ao Serviço de Saúde. Em laboratório móvel, médicos iniciaram nesta segunda-feira a realização de exames simples como o de glaucoma (tonometria), estrabismo e catarata. Casos mais complexos deverão ser encaminhados às clínicas.

“O Manausmed entende a necessidade do servidor de ter atendimento próximo devido a sua rotina nas escolas, o que inviabiliza tempo para se deslocar até consultórios. Sendo assim, damos início ao nosso efetivo trabalho de medicina preventiva e vamos, por meio desse atendimento oftalmológico, conscientizar o servidor de que buscar prevenir males é melhor do que tratá-los depois que eles surgem. O diagnóstico antecipado é importantíssimo”, explicou a diretora de atendimento do Manausmed, Iraneth Almeida.

Já a Semsa atuará nos distritos de educação com os exames ofertados pela Carreta da Mulher como a ultrassonografia (abdômen total e superior, tireóide, aparelho urinário e pélvico), a mamografia, transvaginal, entre outros. “Vamos dar continuidade ao nosso trabalho de conscientização de que quanto mais cedo o diagnóstico, melhor para a servidora, para a sua saúde. Esperamos atingir todas ou ao menos a maioria do nosso público-alvo com esse ação”, disse Márcio Martins dos Santos, chefe da Divisão Técnica do Programa Saúde Manaus Itinerante.

A expectativa da ação é realizar, em média, 100 atendimentos por dia. No total, a educação do município soma 14 mil servidores públicos.

Atendimentos

A Unidade Móvel de Saúde da Mulher e o consultório itinerante de oftalmologia estão estacionados desde às 8h desta segunda-feira no pátio da escola EMEF João Braga. Os atendimentos começaram por volta das 9h. O funcionário precisava apenas preencher uma ficha e esperar para ser atendido.

A professora Naiandra Pires foi uma das primeiras a ser atendida. Ele fez exames de ultrassonografia mamária e tireóide e afirmou satisfação com a iniciativa da Prefeitura de Manaus. “Nós (professores) quase não temos tempo para estarmos nos deslocando e indo a clínicas fazer exames. Ter esses serviços na escola é ótimo. Os exames que vou fazer tomariam pelo menos dois dias de trabalho. Hoje, com o serviço aqui, não vou gastar nem 30 minutos”, afirmou.

A educadora física Melissa Maciel concordou com a colega de trabalho e disse que a ação ajudará os professores a não se ausentarem de suas atividades. “É uma atitude louvável. Mostra que a prefeitura não está olhando para o professor como objeto de trabalho, mas como ser humano, que não é imune a doenças. Trabalhar a prevenção é inteligente porque reduz o número de faltas dos profissionais e quem ganha com isso são os alunos”, concluiu.

Cronograma da Caravana da Saúde

DDZ 3 – dias 14 e 15 de Julho, na Escola Municipal Engenheiro João Braga, localizada na rua A, bairro Cidade Nova;

DDZ 4 – dias 17 e 18 de Julho, na Escola Municipal Sulamita Pereira Gonçalves, localizada na avenida Timbiras, Cidade Nova 2;

DDZ 6 – dias 22 e 23de Julho, na Escola Municipal Hiran Caminha, localizada na avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira;

DDZ 5 – dias 29 e 30 de Julho, na Escola Municipal Maria do Carmo Rebelo, localizada na rua J, etapa B, bairro São José 2;

DDZ 7 – dias 24 e 25 de Julho, na sede da Semed;

DDZ 1 – dias 5 e 6 de Agosto, na Escola Municipal Ana Mota Braga, localizada na rua Rio amazonas, bairro Petrópolis;

DDZ 2 – dias 11, 12 e 13 de Agosto, na Escola Municipal Abílio Nery/Clube Municipal, localizada na avenida Torquato Tapajós, bairro Flores.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •