Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Você já parou para imaginar como funciona um controle de almoxarifado? E uma cadeia de suprimentos dentro de uma indústria? Realmente, não é tarefa fácil o controle de estocagem.

Dar entrada do produto no estoque, controlar a sua quantidade, fazer pedidos de reposição, dar saída no estoque. São várias as funções que um almoxarife precisa desempenhar para não deixar faltar produtos.

Mas, e se o almoxarife comete algum erro? E se porventura algum produto entrar em falta no almoxarifado por atraso na entrega? Você já imaginou o tamanho do prejuízo que a pausa na produção pode provocar?

É nesse contexto que o código de barras se tornou um importante aliado na organização das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte. Sejam indústrias, comércios e até mesmo e-commerce.

Com o surgimento e expansão da tecnologia, a vida dos almoxarifes e gerentes de estoque foi bastante facilitada. Isso porque o código de barras possibilitou uma gestão muito mais eficiente do controle de estoque, ajudando em diversos aspectos na vida das empresas.

Mais eficiência no abastecimento

Um dos aspectos que a implantação do código de barras ajuda dentro de uma empresa é o abastecimento da compra.

Isso acontece porque, o produto ao entrar no estoque ganha um código. Esse código vai para o sistema, e para cada venda do produto a sua quantidade vai caindo no sistema, sem a necessidade de ver fisicamente a sua falta.

Dessa maneira, é possível realizar um controle mais efetivo, e não deixar faltar os produtos no estoque. Vamos exemplificar para ficar um pouco mais clara essa questão.

Imagine um supermercado. Vamos considerar que nesse exemplo, o supermercado venda por mês 5 mil sacos de arroz. Vamos imaginar agora que o prazo de entrega do fornecedor é de 7 dias.

Então, vamos considerar que o setor de compras faça o abastecimento desse produto uma única vez ao mês. Se considerarmos que o supermercado fica aberto todos os dias, vamos neste exemplo dividir 5 mil por 30 dias.

Nesse caso, a média diária de vendas é de 167 unidades. Considerando que o fornecedor demora 7 dias para entregar e mais 3 dias de segurança. O supermercado deverá providenciar a reposição com 10 dias de antecedência antes do produto se esgotar.

Dessa forma, quando o estoque atingir 1670 unidades uma nova compra deverá ser realizada. Caso o giro do estoque aumente, ou diminua, o sistema emitirá esse relatório para o comprador.

Quando pensamos em uma indústria como exemplo, o benefício é ainda maior. Isso porque, a produção não precisa parar em virtude da falta de algum componente necessário para se produzir um determinado produto.

Melhora a eficiência da estocagem

Antigamente, os gerentes de estoque, sejam eles de matéria prima ou produto acabado tinham um grande problema na mão. Acertar o estoque a ponto que não sobrasse e nem faltasse mercadoria, otimizando dessa maneira o capital dos acionistas.

Esse era um verdadeiro desafio quando consideramos uma estocagem manual. Entretanto, com o advento da tecnologia, esse problema foi se tornando cada vez menor. E o código de barras é um dos principais responsáveis por isso.

Afinal, hoje, como o código de barras é bastante fácil avaliar se o produto adquirido teve giro de estoque, se demorou para girar, ou se somente conseguiu girar abaixando preço, o que consequentemente acarreta em uma margem bem pior.

Dessa maneira, o controle de estoque se tornou absolutamente mais eficiente com o surgimento do código de barras, que possibilitou ao gerente de estoque mais precisão nos seus controles, evitando desperdícios e faltas.

Melhora a rapidez e satisfação do cliente

Um outro aspecto positivo proporcionado pelo código de barras é a rapidez. Você consegue se lembrar de como eram as filas no mercado na década de 80 e 90?

Isso acontecia porque o operador de caixa precisava ver manualmente o preço de cada produto, o que demorava um certo tempo para encontrá-lo, e digitá-lo na caixa registradora. Agora, procure imaginar essa operação em 30 itens ou mais.

As pessoas se avolumavam nas filas. E o supermercado perdia em eficiência. E se ainda não bastasse isso, o inventário de estoque era uma vida. Todos precisavam fazer uma enorme força tarefa um dia no mês para levantar todo o estoque.

Somente através do inventário é que o comprador conseguia elaborar o seu relatório de compras. E como consequência, as faltas de produto nas prateleiras eram constantes, o que diminuía o faturamento da empresa.

Nesse sentido, com a implantação do código de barras a satisfação do cliente aumentou sobremaneira. O processo se tornou absolutamente mais ágil, e as filas de supermercado, apesar de não terem acabado, diminuíram drasticamente, proporcionando muito mais satisfação para o cliente.

Otimização da cadeia de suprimentos

Para finalizar o artigo não poderíamos deixar de falar dessa última grande vantagem que o código de barras trouxe.

Leia mais:

5 Vantagens do Código de Barras em um produto

Através da interligação de sistemas entre empresas, distribuidores e clientes, a eficiência no suprimento de insumos e no abastecimento torna-se ainda maior. Isso ocorre pelo fato do sistema puxar a produção.

Vamos pensar o seguinte, um cliente se dirige ao mercado para comprar arroz. O produto saiu do estoque, e o sistema acusou que era momento da compra. Automaticamente o fornecedor foi sinalizado pelo sistema e emitiu o pedido mensal para o estoque.

O responsável pelo estoque monta o pedido, e automaticamente dá a baixa, que vai para a produção para a reposição do estoque. O gerente da produção então faz o pedido de insumos de matéria prima para executar o pedido.

O almoxarife envia o pedido de matéria prima para a produção, e vamos considerar que a embalagem entrou em baixa. Automaticamente o pedido vai para a fábrica de embalagem e assim sucessivamente até o início da cadeia.

Tente agora, imaginar todo esse processo sem o uso do código de barras. Certamente, existiria bem mais falha humana, o que acarretaria em desabastecimento temporário de produtos, aumento de preço e perda da eficiência.

É por essa razão que o código de barras vem transformando o dia a dia das empresas. E consequentemente melhorando a vida dos consumidores.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •