Foto: Izabela Rebouças/Aleam
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Reflexo da intensa produção parlamentar da 19ª Legislatura, a Diretoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) trabalhou ao longo de 2019 matérias jornalísticas que tornaram de conhecimento público as atividades dos 24 deputados, diretorias e coordenadorias da Casa. O material produzido pelo Portal de Notícias, TV Aleam, Rádio Senado Manaus e pelas Redes Sociais, foi distribuído para veículos de imprensa local e nacional.

Por meio do www.ale.am.gov.br, manifestações das entidades de classe, como professores, policiais e terceirizados da saúde, o direitos das mulheres, a defesa do Polo Industrial de Manaus (PIM), preservação da biodiversidade da Amazônia, segurança pública, saúde, direito das crianças, pessoas com deficiência e atividades voltadas para o bem-estar dos servidores e colaboradores foram divulgadas por repórteres que integram o time de jornalistas do setor.

Figurando como o mês campeão de matérias do Portal, maio contou com a publicação de 146 textos. No período, foram destacados os trabalhos parlamentares nos primeiros 100 dias no ano, além dos debates sobre a crise nos presídios do Estado, reajuste salarial dos professores, e temas nacionais como a Reforma da Previdência e Trabalhista. Os demais meses tiveram, em média, a elaboração de 90 a 123 matérias.

Para o presidente da Aleam, Josué Neto, a intensa produção jornalística é amparada no desejo de manter uma relação transparente e próxima da população. “Uma comunicação clara, com linguagem simples e informações fundamentadas, são elementos importantes para que a população veja e sinta o trabalho que desenvolvemos na Casa do povo. Como presidente da Aleam, sinto que estamos cumprindo a missão de comunicar para todos”, avalia Josué Neto.

Pautas fixas

Entre os trabalhos pensados para facilitar o acesso da imprensa aos acontecimentos na Casa, estão às pautas da ‘agenda fixa’ do parlamento. Diariamente, os jornalistas escrevem sobre o ingresso de propostas junto à Mesa Diretora, elaboram resumo com os acontecimentos da Sessão Plenária, votação e divulgam a agenda de atividades parlamentares e eventos que são realizados durante a semana, tanto no plenário Ruy Araújo, quanto nos demais setores.

Fotografia

Em 2019, a produção de fotografias do setor foi atualizada para a plataforma Flickr, melhorando o compartilhamento de imagens com a imprensa e sociedade em geral, além da formação de um novo banco de imagens armazenado em servidor externo (nuvem). Só nesse ano, são mais de 24 mil fotos em alta resolução e 318 eventos registrados, disponibilizados para download no site oficial da Aleam e no Flickr (www.flickr.com/photos/assembleiaam), para a utilização em diversos meios de comunicação.

TV Aleam

Já a TV Aleam produziu aproximadamente 2.900 matérias jornalísticas até o mês de novembro, além de outros produtos, como reportagens especiais e minidocumentários. Este trabalho tem sido executado com uma equipe formada por cerca de 30 profissionais. Este ano a TV Aleam também realizou a cobertura do Festival de Parintins.

Outro avanço importante diz respeito à publicação dos dois telejornais no perfil da Aleam na rede social Instagram, por meio do IGTV. A transmissão realizada pela TV, das Sessões Plenárias, também alcançou as redes sociais desde o primeiro semestre deste ano, por meio dos perfis da Aleam no próprio Instagram e pelo Facebook. Todo o material produzido está disponibilizado no YouTube, promovendo mais transparência do trabalho legislativo.

Rádio Aleam

A Rádio Aleam, parceira da Rádio Senado, produziu e transmitiu em 2019 cerca de 1100 matérias, seguindo a linha editorial elaborada pela Mesa Diretora da Aleam. A equipe da Rádio cobriu os assuntos da Assembleia Legislativa, além de desenvolver matérias especiais, voltados para a Defesa do Polo Industrial de Manaus; Reforma da Previdência; Mobilidade Urbana e Da Terra à Lua: 50 anos da chegada do homem à Lua. Os jornais da Rádio Aleam também passaram por mudanças: agora são veiculados ao vivo e com entrevistas dos parlamentares.

Presença nas redes sociais

Para a diretora de Comunicação da Aleam, jornalista Dhyene Brissow, desde o início do ano o Parlamento passou a trabalhar mais próximo da população, com transmissões ao vivo nas redes sociais e a abertura do plenário para diversos segmentos da sociedade. “Isso fez com que as demandas da Assembleia também aumentassem, e tivemos aqui grandes debates de interesse público como, por exemplo, a situação da greve dos professores. Essa abertura da Casa para a população, que é reflexo da gestão do atual presidente Josué Neto, fez com que o número de debates aqui na Assembleia aumentasse”, esclarece.

 Planos para o futuro

A Diretoria de Comunicação prepara uma série de mudanças e atualizações em todos os setores: Rádio, TV, Portal e Fotografia. A intenção é acompanhar as tendências e se atualizar nas novas tecnologias disponíveis. A Rádio Aleam está se preparando para inaugurar uma Rádio Web 24 horas, ocupar mais espaço dentro da programação da Rádio Senado e a transmitir as Sessões Plenárias e Audiências ao vivo.

A TV Aleam continuará, em 2020, a implantar o projeto traçado no sentido de reforçar a linha editorial, que anseia pela conquista de mais audiência, buscando novos telespectadores e com a criação de programas, alguns dentro desta linha política e outros de linha regional, que devem ajudar a diversificar e melhorar a grade de programação.

Já está pronta a nova logomarca da TV Aleam, que deve ser impressa em novas canoplas e em adesivo a ser aplicado no veículo da TV, identificando a equipe de profissionais, na realização de matérias externas. A nova marca deve aparecer, também, no encerramento dos programas.

O Portal de Notícias passará a ser a Agência de Notícias da Aleam, hospedado em nova plataforma. A Agência terá um layout moderno, de fácil interação e permitirá que o usuário tenha acesso rápido e descomplicado a itens como a pauta de votação, agenda de atividades e matérias legislativas.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •