Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com um ano de implantação o projeto Assembleia Viva, transforma a solidariedade dos servidores e deputados em auxilio para centenas de famílias no Amazonas. Em 2019, foram realizadas 45 visitas a 42 instituições, que receberam juntas 10 toneladas de alimentos não perecíveis, 80 eletrodomésticos e 1000 brinquedos.

Os recursos do Assembleia Viva, são obtidos por meio de doação voluntária dos servidores da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), através de autorização de desconto em folha. As doações são mensais.

Uma Comissão composta por 20 representantes de diretorias e setores da Aleam realizam o cadastramento das instituições interessadas em receber o auxílio, para isso, elas passam por visitas onde a comissão verifica as suas necessidades.

Presidente da Comissão, Karina Brilhante, define o Assembleia Viva como resultado da superação e empenho dos servidores.  “Encerramos o ano de 2019 com esse saldo tão positivo, tudo isso graças à solidariedade dos nossos servidores e deputados, por isso, as nossas expectativas para 2020 são as melhores possíveis”, afirmou.

Projeto marcante

Entre as ações que mais sensibilizaram a equipe que trabalha no Assembleia Viva, a presidente Karina Brilhante, lembra da entrega realizada ao Projeto Nego Inácio. Lá, são atendidas 60 crianças entre cinco e 13 anos, toras residente da comunidade Campo do Buriti, no bairro Mauazinho II, Zona Sul de Manaus. O projeto faz distribuição de sopa três vezes por semana, E mantém uma escolhinha futebol, onde são realizadas palestras.

“Um caso que impactou a nossa equipe foi o do projeto Nego Inácio, beneficiado na última doação do ano, em dezembro. No local do projeto as crianças ficavam sentadas em tocos de madeira. porque não tinha cadeiras para que elas tomassem a sopa oferecida pelo projeto. Elas usavam uma geladeira velha parta sentar. Foi extremamente gratificante levar o conforto necessário, para que elas fizessem suas refeições com dignidade”, recordou Karina Brilhante.

O projeto Nego Inácio ganhou cadeiras, um caldeirão de sopa, canecas de sopa e outros utensílios para sopa. Além disso, eles receberam fardos de alimentos, um fogão industrial, já que na visita foi constatado que a sopa era feita em um fogão improvisado com tijolos, carvão e uma grelha.

Agradecido, o idealizador do projeto, Antônio Ignácio Moreira, falou sobre a diferença que o Assembleia Viva fez na vida das crianças do projeto. “As doações do Assembleia Viva fizeram muita diferença para o projeto e para as crianças. Por isso, agradeço aos que contribuíram”, declarou Antônio Inácio.

Como contribuir?

Qualquer servidor em atividade, aposentado, pensionista ou deputado pode contribuir com qualquer valor a partir de R$ 10 mensais, que serão descontados em folha após autorização formalizada. As doações e instituições são divulgadas periodicamente no portal da Transparência da Assembleia, onde os servidores podem acompanhar a destinação das arrecadações do programa.

O Assembleia Viva foi lançado em 11 de junho do ano passado e concorreu ao prêmio Assembleia Cidadã na categoria Projetos Especiais da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) que premiou os ganhadores durante a 23ª Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE) em novembro passado, na cidade de Salvador (BA).


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •