Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Para ajudar a aumentar o estoque de bolsa de sangue da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), crítico desde o início da pandemia da Covid-19, o deputado estadual João Luiz (Republicanos) realizou mais uma edição da campanha “Amigos do João Luiz”, na tarde desta  sexta-feira (15). A ação de incentivo à doação de sangue contou com a adesão de mais de 50 voluntários.

Segundo a direção da Fundação Hemoam, em decorrência da pandemia da Covid-19, foi registrada uma queda de 60% na coleta, fato que motivou a ação promovida pelo parlamentar.

“Mesmo diante da atual circunstância e seguindo todas as recomendações de proteção, nós, como cidadãos, temos de ter consciência da importância do ato de doar sangue. E, mais uma vez, estamos aqui com os voluntários ‘Amigos do João Luiz’ para fazer a nossa parte e incentivar, cada vez mais, as pessoas a doarem sangue”, destacou João Luiz, ao acrescentar que cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

João Luiz agradeceu aos mais de 50 voluntários que aderiram à campanha e ressaltou que o Hemoam é um local seguro para os doadores. “Agradecemos a todos os voluntários que se sensibilizaram e aderiram à campanha pelo gesto de amor e de solidariedade. Conclamamos, também, toda a sociedade amazonense para que venha ao Hemoam e doe sangue. O local é seguro e segue todas as recomendações do Ministério da Saúde”, completou.

A subgerente de coleta externa do Hemoam, Eleonora de Alencar, falou da situação atípica e agradeceu ao deputado João Luiz pela contribuição. “Esse é um local diferenciado, de acolhimento aos doadores. Estamos seguindo todas as normas de segurança e de higiene, tudo para proporcionar um local seguro aos doadores. Agradeço ao deputado João Luiz pelo grande apoio. São ações como essa que incentivam as pessoas a doarem sangue”, afirmou.

Acompanhado da esposa, o servidor público Rogério Luiz, 32, é um dos voluntários que aderiram à campanha “Amigos do João Luiz”. “Sabemos da importância de doar sangue, principalmente, neste período de pandemia. Acreditamos que, se cada um fizer a sua parte, o estoque de sangue se mantém equilibrado e, o que é melhor, salvando vidas. Parabéns ao deputado João Luiz pela iniciativa, que sirva de exemplo para todos nós, cidadãos amazonenses”, disse.     

Bônus

A Fundação Hemoam está atuando em parceria com aplicativos de mobilidade urbana para aumentar o número de doações, entre ele o 99, que oferece bônus nas corridas de doadores que forem até a Fundação Hemoam.  

Como doar sangue

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 60 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com a presença dos pais ou responsável legal. É preciso estar bem alimentado e portar documento de identidade com foto.

As doações podem ser realizadas de segunda a sábado, das 7h às 18h, na sede da Fundação Hemoam, na avenida Constantino Nery, 4.397, Chapada, zona centro-sul de Manaus. A unidade de coleta da Maternidade Ana Braga, na Zona Leste, está temporariamente fechada em virtude da pandemia.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •