Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Deputados estaduais participaram, na manhã desta quarta-feira (17), do lançamento do Plano Safra 2019/2020, promovido pelo Governo do Amazonas em cerimônia realizada no Centro de Convenções Vasco Vasques.

O Plano Safra vai destinar R$ 350 milhões para atender produtores rurais, agricultores familiares, associações, cooperativas, pescadores, manejadores, indígenas, extrativistas e demais atores sociais do segmento com ações voltadas para a mecanização e insumos, bem como capacitação do produtor, além de capacitar e disponibilizar técnicos para acompanhar as tendências de modernização, transferência de tecnologia e apoio à comercialização, sendo um guia norteador dos investimentos necessários para o desenvolvimento de cadeias produtivas no interior.

Durante o evento, o Governador Wilson Lima anunciou as cadeias produtivas prioritárias e políticas públicas definidas para o setor primário, desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Produção Rural e Sustentabilidade (Sepror) e demais órgãos do sistema como o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf) e Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), além da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

“Somente nos primeiros seis meses de governo, já estamos investindo mais do que todo o investimento do ano passado. Isso mostra o nosso compromisso com o desenvolvimento do setor primário, com a geração de renda para o homem do campo e principalmente, responsabilidade com todo o nosso Estado”, discursou o governador Wilson Lima.

O deputado estadual Roberto Cidade (PV) elogiou a iniciativa que deve impulsionar o desenvolvimento do setor primário.

“O plano traz mais oportunidades para pequenos e médios produtores, que por anos ficaram esperando esse olhar mais atencioso do governo do Estado. Eu que tenho um mandato mais voltado para o interior do Amazonas, vejo as dificuldades que essas pessoas enfrentam para conseguir garantir o próprio sustento. Está de parabéns o governador, que tem se mostrado um amigo dos produtores rurais”, afirmou o deputado.

Dentro da programação do governo do Estado, também foram entregues 10 kits de feira; Certificado de Serviço de Inspeção Estadual (SIE); e assinatura de termos de parceria com órgãos do Governo Federal.

Adjuto assina Emenda que beneficia Lábrea

Durante o lançamento do Plano Safra 2019/2020, realizado pelo governo do estado, na manhã desta quarta-feira, 17, o deputado Adjuto Afonso (PDT) assinou junto com o governador Wilson Lima (PSC) e o vice-prefeito de Lábrea, Mabi Canizo (DEM), uma Emenda Impositiva do parlamentar que beneficia o município de Lábrea (a 852 km da capital). 

“Conseguimos liberar uma Emenda importante junto ao governo e que beneficia a comunidade de Lábrea com a manutenção de estradas e ramais.  Aos poucos estamos conseguindo atender à população do interior nessa questão de sistema viário, como está acontecendo em Pauini, e a manutenção dos ramais, como agora em Lábrea, seja através de articulação ou Emenda”, disse o deputado.

O vice-prefeito de Lábrea, Mabi Canizo, destacou a importância da Emenda para o município, principalmente para o setor primário. “Vem ao encontro da necessidade dos produtores em escoar a produção após um inverno rigoroso. Ficamos felizes com essa Emenda que vai melhorar os ramais e a vida desses trabalhadores”, disse Canizo.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •