Compartilhe
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    4
    Shares

Dentre os economistas indicados para receber o Prêmio de “Economista do Ano de 2018”, o professor de Economia e atual reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, foi o escolhido pelos profissionais registrados no Conselho Regional de Economia (Corecon-AM). A comenda será entregue na cerimônia em homenagem ao Dia do Economista, no dia 16 de agosto, a partir das 19h, no auditório João Bosco, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).
A indicação para o Economista do Ano começou no início de julho e seguiu até o dia 26. Puderam concorrer os economistas que dedicam grande parte de suas vidas no engrandecimento da profissão da economia, seja participando em trabalhos em benefício do país, da coletividade e/ou na classe dos economistas ou até contribuindo para o desenvolvimento da ciência econômica, com destaque no cenário regional, nacional ou internacional, nas áreas do conhecimento científico, educacional, cultural e profissional.
Para o presidente do Corecon, Francisco Mourão Júnior, essa indicação foi uma livre e democrática manifestação da classe dos economistas aos profissionais que, ao longo das suas vidas, se dedicam à profissão da economia. “Parabenizamos o economista Sylvio Puga pela premiação, que tem o nosso reconhecimento pelo seu trabalho, de sempre ter representado a categoria com ética, dignidade e profissionalismo”, declarou ele, ressaltando que, enquanto esteve à frente do Conselho, atuou em defesa dos profissionais economistas, como ainda na defesa dos estudantes de economia.
Sobre o homenageado
O professor Sylvio Puga, atual reitor da Ufam, é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (1992), mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e tem doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Sylvio em pós-doutorado em Economia pelo IE/UNICAMP (2010) e é professor lotado no Departamento de Economia e Análise (DEA), na UFAM, onde ministra aulas desde 1998.
Foi eleito presidente do Conselho Regional de Economia 13a Região/Amazonas e Roraima no ano de 2008. Na sua gestão, reaproximou as universidades do Corecon, exercendo uma gestão limpa e transparente, dada a sua experiência na vida pública.
Academicamente, estuda a Economia Industrial e História Econômica, é revisor da Revista ‘Economia e Sociedade’ da Unicamp e autor do livro ‘Federalismo, Economia Exportadora e Representação Política: o Amazonas na República Velha’, lançado pela EDUA, em 2007. Ele também foi coordenador de Curso de Especialização em Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Ufam, de 2006 a 2008; e membro Titular do Conselho Fiscal da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), entre 2006 e 2008. 
Semana do Economista
Com o tema “A economia, a ética e a democracia: as bases para a retomada do crescimento econômico”, o Corecon-AM promove de 13 a 18 de agosto a Semana do Economista 2018. “Essa Semana é um importante momento da categoria se unir e fortalecer, debatendo temas para a retomada do crescimento econômico, dentro

Compartilhe
  • 4
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
    4
    Shares