Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com a crise global que estamos enfrentando por conta da pandemia da Covid-19, muitas pessoas certamente deixaram de lado os planos de estudar sobre finanças, começar a investir e estão esperando “tudo voltar ao normal” para fazer isso.

Para a especialista em finanças Nathalia Arcuri, CEO e fundadora da startup de educação financeira Me Poupe!, mesmo com a crise, é importante não adiar esse processo. “Eu sei que é um momento complicado para algumas pessoas pensarem em cuidar do seu dinheiro – muitos perderam seus empregos ou usaram suas reservas de emergência por conta de imprevistos com a pandemia. Mas é justamente por isso que é ainda mais importante usar esse momento para entender alguns conceitos”, diz. 

A especialista elenca seis razões pelas quais não dá para esperar tudo voltar ao normal –  até porque não é possível determinar como será essa nova realidade: 

1. Porque o tempo não espera

É importante começar a agir o quanto antes. É uma questão de esforço e resultado. 

Se uma pessoa com 20 anos começa agora a investir para se aposentar com uma renda de 5 mil reais, daqui a alguns anos já precisa fazer menos esforço financeiro para ter o valor que planejou.

Alguém que quer se aposentar com 5 mil, mas começa a investir com 40 anos, precisará de um esforço maior e investir mais todos os meses para ter o mesmo valor quando se aposentar. Sem contar que, o quanto antes começar, mais tempo vai investir e mais os juros sobre juros vão surtir efeito!

2. Porque imprevistos acontecem

E a crise da Covid-19 é a maior prova disso. Imprevistos acontecem: doenças, reformas que não estavam previstas, demissões. Por isso é importante fazer uma reserva de emergência para essas situações. Se não está sobrando no fim do mês para poupar, é possível pensar em maneiras de fazer uma renda extra para isso.

3. Porque o amanhã sempre vem

“Por que vou investir se eu não sei o dia de amanhã? Eu posso nem estar aqui!”. O nosso cérebro não gosta de pensar no futuro. Passamos milhares de anos com ele focado apenas na sobrevivência. O córtex pré-frontal, que é basicamente a parte do nosso cérebro responsável pelas análises, foi a última parte a se desenvolver. Mas é importante mudar o padrão de pensamento, porque o amanhã sempre vem. Muitos vieses comportamentais influenciam as decisões de compra e, consequentemente, a vida financeira das pessoas. É fundamental entender como mudar padrões que não funcionam para os objetivos de cada um.

4. Porque vai ter outra crise

Da mesma forma que o amanhã sempre chega, uma nova crise também sempre vem. A economia vive de ciclos e tem períodos de crescimento, períodos de estagnação e períodos de queda. Isso é normal. Cuidar do seu dinheiro agora é se prevenir e estar preparada para quando outra crise chegar. 

5. Porque oportunidades aparecem

Começar a investir agora e não esperar as coisas voltarem “ao normal” é se preparar também para oportunidades. Quem estava mais preparado para essa crise conseguiu até mesmo aproveitar as quedas generalizadas e comprar ações na Bolsa de Valores – essa é apenas uma das muitas estratégias para investir na Bolsa (mas para isso você precisa ter fundamentos, entrar na bolsa sem entender o que está fazendo é muito arriscado!).

Assim como não sabemos quando imprevistos vão acontecer, o mesmo acontece com as oportunidades. 

6. Porque sua vida não pode esperar

Quando você deixa pra depois o cuidado com o seu dinheiro, você está deixando a sua vida pra depois. Quem aprende a controlar o próprio dinheiro aprende a controlar a própria vida.

Cuidar do dinheiro não é sobre controlar gastos e aumentar a receita. É sobre realizar sonhos. É poder chegar em um momento da sua vida em que você pode ser o que quiser, fazer o que quiser, estar onde quiser. É sobre sua vida. Não é sobre suas finanças. A jornada começa quando você decide que não tem melhor hora do que agora pra cuidar do seu dinheiro. 


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •