Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A peça infantil "Encanta: Histórias do Mundo", da companhia Art Cena Produções, foi apresentada, na manhã deste domingo, 13, no Parque Municipal Nascentes do Mindu, localizado na Cidade de Deus, Zona Leste. O espetáculo encerra oficialmente as apresentações teatrais da programação cultural promovida pela Prefeitura de Manaus, com a finalidade de levar atrações artísticas e culturais a vários pontos da cidade durante o período da Copa do Mundo.

A peça literalmente encantou crianças, adolescentes e adultos embalados ao doce sabor das histórias contadas e cantadas pelos artistas que integram a companhia, em atuação desde 2005. Um público estimado em mais de 150 pessoas assistiu à apresentação, feita ao ar livre, sob a sombra de azeitoneiras, mangueiras e buritis, que integram a flora do parque responsável pela proteção das nascentes do igarapé do Mindu e administrado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas).

A programação cultural, promovida pela Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult), levou também espetáculos ao Parque Municipal Ponte dos Bilhares, Parque Municipal do Mindu e ao Les Artistes Café Teatro.

Segundo o gestor do Parque Nascentes do Mindu, Rômulo Gonçalves, a apresentação tem um importante caráter de integração com a comunidade. “Eventos como esse proporcionam à comunidade o acesso a atrações culturais realizadas pela Prefeitura de Manaus, mesmo em uma área periférica da cidade”, afirmou. Autor e diretor da peça, Roger Barbosa ressalta o casamento perfeito entre a natureza do espetáculo e o cenário natural do parque. “A proposta do trabalho é aproximar as crianças de culturas diferentes e do ser diferente, tirá-la do universo eletrônico e televisivo, revalorizando as brincadeiras de criança, e isso feito embaixo de árvores, com crianças ansiosas por assistir, pelo ambiente e pelo público é um casamento perfeito”, avaliou.

A apresentação agradou não só as crianças. A dona de casa Lindalva Alves de Souza, 33, se encantou com a peça e com o espaço onde foi apresentada. “Tenho três filhos e é a primeira vez que entro no parque com eles”, disse. Outro morador, Sidney Pereira Melo, 39, considerou positiva a iniciativa da Prefeitura de Manaus de levar uma produção cultural para a área do parque e disse esperar que elas ocorram mais vezes. “É bom não só para as crianças, mas também para os adultos”, afirmou.

O Parque Nascentes do Mindu está localizado na Rua Andorinha, s/n°, Cidade de Deus, e é gerido pelo Diretoria de Áreas Protegidas da Semmas. “A intenção da prefeitura é intensificar esse tipo de atividade porque reúne a população, trazendo-a para o parque junto com o atrativo cultural”, afirmou a chefe da Divisão de Áreas Protegidas da Semmas, Socorro Monteiro.

Desde 2013, a Semmas, em parceria com a Manauscult,vem desenvolvendo atividades culturais voltadas para as áreas protegidas da cidade, por orientação da secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt. “Levar arte e cultura às unidades de conservação é uma forma de estabelecer uma relação positiva da população com esses espaços protegidos porque ela é a verdadeira guardiã desses espaços e precisamos da parceria da comunidade para mantê-los vivos e conservados”, defende a secretária Kátia Schweickardt. A programação prosseguirá com a última apresentação no Parque Municipal do Mindu, no próximo domingo, 20, com o show musical Estrela Guia, do cantor e compositor Afonso Toscano.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •