Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Serão encerradas até a próxima semana todas as atividades do FIFA 11 pela Saúde nas 11 escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) participantes do programa. O projeto, que correlaciona educação, esporte e saúde, é considerado um dos legados da Copa para Manaus, que receberá quatro jogos do Mundial.

O programa beneficiou 120 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 10 a 15 anos. Ao longo de 11 semanas, as aulas tiveram a duração de 90 minutos, com 11 seções de atividades, sendo ministradas por dois professores de cada escola, que participaram de formação específica em Brasília.

O FIFA 11 pela Saúde é dividido em um primeiro tempo de 45 minutos, chamado ‘Jogue futebol’, e o segundo tempo, intitulado ‘Jogue limpo’. Pelo programa, estudantes conferem 11 mensagens com os principais problemas globais de saúde. As mensagens foram gravadas, em vídeo, por 11 craques do futebol mundial. Entre os quais: Neymar, Messi, Cristiano Ronaldo, Gianluigi Buffon e a jogadora Marta.

O programa é uma iniciativa da FIFA, em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ministérios da Saúde e da Educação, contando também com o apoio dos governos estadual e municipal das cidades que são sedes da Copa 2104.

A professora Socorro Pereira, intitulada Ponto Focal da Educação do Programa FIFA 11 na Semed, está satisfeita com as informações que os estudantes absorveram no evento. “O resultado foi muito positivo, pois eles conseguiram levar as mensagens do FIFA 11 não só para os colegas da escola, mas aos pais, familiares e amigos fora do ambiente escolar. É um legado que fica”, comentou, lembrando ainda que o programa fez um pré-diagnóstico e fará ainda um pós-diagnóstico para avaliar o aprendizado decorrente dele.

O pós-diagnóstico consiste em uma tarefa, que será levada para casa por cada aluno. A atividade, que envolve as 11 seções do programa, será posteriormente discutida com os professores no retorno à escola.

“A ideia é justamente passar essa mensagem de que o futebol é uma atividade física que pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer idade. Essas atividades do futebol são ótimas para as crianças, pelas próprias mensagens de saúde pública”, disse o coordenador regional local do Programa FIFA 11 Pela Escola, Hércules Lima.

Encerramento

Apesar de algumas escolas só encerrarem suas atividades do programa na próxima semana, a Escola Municipal Vicente de Paula, localizada no bairro Japiinlândia, zona Sul de Manaus, realizou o encerramento das atividades do FIFA 11, na manhã desta quarta-feira, 28. Aluno do 5º ano matutino, José Carlos Calif, 10, foi um dos participantes. “De todas as seções que participei, gostei mais do tema ‘Respeite meninas e mulheres’. Identifiquei-me com o programa porque aprendi a ajudar as mulheres. Aprendi que futebol também é para elas”.

As 11 sessões abordadas pelo Programa FIFA 11 pela Saúde tiveram como tema: Jogue Futebol; Beba água potável; Respeite meninas e mulheres; Siga uma dieta balanceada; Proteja-se contra o HIV e DST; Vacine-se; Evite as drogas, álcool e tabaco; Tome os remédios prescritos; Controle seu peso; Jogue limpo; e Lave suas mãos.

Das 11 escolas municipais participantes do FIFA 11, apenas Vicente de Paula, Fábio Lucena, Nilton Lins, Ana Mota Braga, Maria Lira e Tereza Rosa Abtibol já finalizaram as aulas do programa. As unidades de ensino Maria Leide Amorim Joaquim Gonzaga Pinheiro, Jorge Rezende, Madre Tereza de Calcutá e Álvaro César de Carvalho devem terminar as aulas das 11 seções de mensagens na próxima semana.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •