Nickollas e sua mãe durante o Troféu Mesa Redonda (Foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Gazeta Esportiva – A partir das 14h (horário de Brasília) desta segunda-feira, o Teatro alla Scala, em Milão, na Itália, recebe o Fifa The Best, evento que, dentre outras categorias, premia o melhor jogador da última temporada europeia, de acordo com os critérios da entidade máxima do futebol.

Como vem sendo de praxe desde 2008, Messi e Cristiano Ronaldo estão na briga pelo prêmio. Desta vez, no entanto, é o holandês Virgil Van Dijk que aparece como favorito, após ser um dos principais destaques na conquista da sexta Liga dos Campeões do Liverpool. O zagueiro, aliás, já recebeu o prêmio da Uefa de melhor da Europa nesta temporada, e agora vive a expectativa de ser reconhecido também pela Fifa.

Entre as mulheres, a grande favorita é Megan Rapinoe, que foi campeã, artilheira e melhor jogadora da Copa do Mundo. Sua compatriota, Alex Morgan, e a britânica Lucy Bronze, são as outras jogadoras na briga, mas correm por fora.

A premiação conta também com participação brasileira, e não é apenas com os destaques de dentro das quatro linhas. O Fifa Fan Award, prêmio concedido aos torcedores, tem Silvia Grecco, mãe do palmeirense Nickollas, como uma das indicadas. Silvia ficou conhecida por narrar as partidas para o filho, que tem deficiência visual, chegando inclusive a receber reconhecimento do próprio Palmeiras e também da Gazeta Esportiva, durante o Troféu Mesa Redonda de 2018. Além dela, o uruguaio Justo Sánchez, torcedor do Cerro que passou a acompanhar os jogos do rival Rampla Juniors em homenagem ao filho falecido, e a torcida da Holanda, que se destacou durante a Copa do Mundo Feminina, também concorrem ao prêmio.

Já dentro das quatro linhas, o Brasil tem dois representantes na briga pelo prêmio de melhor goleiro. Alisson, do Liverpool, é o favorito, e concorre com Ederson, do Manchester City, e Ter Stegen, do Barcelona. No feminino, a briga fica entre a sueca Hedvig Lindahl, do Wolfsburg, a holandesa Sari van Veenendaal, do Atlético de Madrid, e a chilena Christiane Endler, do Paris Saint-Germain.

Lionel Messi, que concorre ao prêmio de melhor jogador, é forte candidato em outra categoria. O prêmio Puskás, dedicado ao gol mais bonito da temporada, tem o argentino indicado com uma pintura de cobertura. Além dele, o húngaro Daniel Zsóri, com uma bicicleta pelo Debreceni, e o colombiano Juan Quintero, com um gol de falta, pelo River Plate, também estão na briga.

Entre os técnicos, Jurgen Klopp, que conduziu o Liverpool ao título da Liga dos Campeões, além de ter garantindo um vice-campeonato Inglês, é o favorito no masculino, que ainda conta com Pep Guardiola, campeão Inglês com o Manchester City, e Mauricio Pochettino, vice da Europa com o Tottenham, entre os indicados. No feminino, a briga fica entre a favorita Jil Ellis, campeã do mundo com a seleção norte-americana, Phil Neville, da seleção inglesa, e Sarina Wiegman, da seleção holandesa.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •