Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Profissionais de saúde vinculados a secretarias municipais de saúde de dez municípios do interior do estado iniciam nesta segunda-feira (05/08), das 9h ao meio-dia, o Curso Básico em Hanseníase por Videoconferência/Telessaúde, promovido pela Fundação Alfredo da Matta (Fuam). As aulas serão ministradas em dias alternados, ao longo do mês de agosto, por meio de videoconferências transmitidas do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde, na sede da Fuam, para os municípios participantes, nas salas de Telessaúde locais.

O curso tem carga horária de 24 horas e abordará inicialmente conceitos, princípios e normas legais da telessaúde, discutindo a partir daí os aspectos básicos da Hanseníase como diagnóstico, tratamento, reações, prevenção de incapacidades físicas, autocuidado, vigilância epidemiológica em Hanseníase e aspectos sociais relacionados a esta doença.

Destinado a profissionais da saúde de níveis Médio e Superior, esta turma do Curso Básico em Hanseníase por videoconferência tem cerca de 500 profissionais inscritos, de dez municípios: Alvarães, Borba, Boa Vista do Ramos, Eirunepé, Lábrea, Manaquiri, Parintins, Nhamundá, Tabatinga e Tefé. São técnicos em enfermagem, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, dentre outros profissionais que atuam na saúde municipal.

O número expressivo de participantes mais uma vez comprova a eficácia da telessaúde como estratégia na capacitação profissional. Utilizar a educação a distância facilita o acesso aos treinamentos, firmando-se como uma importante ferramenta, já que permite a realização de cursos sem a necessidade de deslocamento de instrutores para o interior ou dos participantes para Manaus, o que também representa economia aos municípios.

Baciloscopia – Além do curso por videoconferência, inicia na Fuam, também no dia 5 de agosto, o Curso Baciloscopia em Hanseníase, em formato presencial, com carga horária total de 40 horas. Com oito vagas, a formação é destinada aos técnicos de laboratório de municípios do interior e terá aulas teóricas e aulas práticas, realizadas em laboratório e em sala de aula, na sede do Alfredo da Matta.

Telessaúde e Teleconsultoria na Fuam – O Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Fundação Alfredo da Matta (Nutes Fuam) foi instituído em 2013 e faz parte da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). Participa de Grupos de Interesse Especial (Special Interest Groups – SIGs) nas áreas de dermatologia, hanseníase e doenças infecciosas, que são grupos que estimulam a integração e a colaboração entre profissionais de saúde de todo país, com promoção de debates e discussão de casos, aulas e diagnósticos a distância.

O Nutes Fuam desenvolve também atividades de consultoria médica em dermatologia aos profissionais que atendem pacientes em unidades básicas nos municípios no interior do estado, onde existam polos de telemedicina, com Ambulatório Virtual.

Em 2018, foram treinados 242 profissionais de saúde através de aulas em ambiente virtual, de 11 municípios do estado – Humaitá, Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Manaus, Boa Vista do Ramos, Tefé, Novo Airão, Eirunepé, Presidente Figueiredo, Manacapuru e Parintins.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •