Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Com 180 metros quadrados de espaço, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) abriu as portas do Showroom do Design Tropical da Amazônia ontem para convidados e imprensa. O ambiente é exclusivo para atender a demanda de turistas e de clientes que vêm a Manaus nos meses de junho e julho de 2014. O horário de funcionamento do espaço é das 10h às 16 h, de segunda a sexta-feira, na sede do campus da Fucapi, na Avenida Governador Danilo Areosa, 381, Distrito Industrial, zona sul de Manaus, a partir do dia 2 de junho.

A diretora-presidente da Fucapi, Isa Assef, anunciou que o espaço terá peças de decoração, biojoias e mobiliário em madeira fabricadas com resíduos florestais. O ambiente representa um forte atrativo para turistas nacionais e estrangeiros e conta com consultores bilíngues para atender o público de estrangeiros. Em 2014, esse novo ponto turístico de Manaus será implementado no boom do turismo por conta da Copa do Mundo da Fifa.

O Showroom é exclusivo para atender a demanda de turistas que vêm a Manaus nos meses de junho e julho

“Na Amazônia, e em especial no Amazonas, há riquezas inimagináveis, precisamos transformar essa riqueza num poder econômico para resgatar a vida do caboclo e do índio. Esse projeto está mostrando que temos uma grande biodiversidade e podemos fazer esse resgate sócio-econômico”, frisou a dirigente.

Segundo Isa Assef, a proposta é de difundir o conhecimento regional sobre o uso e transformação de resíduos da floresta em peças de alto valor agregado. “Hoje nós estamos preparados para receber o turista. Ao longo desses anos, constatamos que o que mais vende é a história, as peças são lindas, a tecnologia de acabamento é incomparável”, afirmou.

Para implementar esse roteiro, Assef afirmou que foram alinhavadas por meio da Native, representante comercial das peças, estratégias e parcerias com hotéis e entidades de turismo e cultura do Estado para fortalecer esta iniciativa.

De acordo com o coordenador do Núcleo do Design Tropical da Amazônia, Robervando Gonçalves, serão expostos para comercialização 200 peças, que vão desde pequenos objetos de utilidade e decoração até mobiliários. “Está previsto o lançamento de uma nova coleção de biojoias na inauguração do showroom”, disse.

As peças são produzidas com insumos florestais da região, tais como resíduos de madeiras, ouriços de castanha, troncos, sementes, fibras, dentre outros, que são fornecidos por comunidades de municípios como Maués, Novo Airão, Itacoatiara e Paricatuba. “A filosofia do nosso projeto Design Tropical da Amazônia é aliar o negócio com a sustentabilidade e responsabilidade social, valorizando o trabalho dos caboclos e ribeirinhos de nosso Estado”, afirmou Gonçalves.

Roteiro

Nos meses de junho e julho, a Fucapi e Native em parceria com hotéis da rede Atlântica em Manaus levarão turistas e hóspedes para um tour na capital, com o seguinte roteiro: Teatro Amazonas, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Showroom do Design Tropical e Laboratório de Produtos Florestais da FUCAPI. Esse último tem uma infraestrutura de 1,7 mil metros quadrados, detendo um espaço de produção e desenvolvimento de produtos.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •