Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) e o Núcleo de Telessaúde da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) irão realizar webinar para discutir o desenvolvimento de tecnologias para a saúde do idoso. O evento on-line é gratuito e acontece na próxima terça-feira (01/09), das 9h às 10h, via google meet, no endereço https://meet.google.com/ted-fscv-oce, com tradução simultânea em Libras. 

O evento é destinado a todos os interessados no processo do envelhecimento e suas novas ferramentas de pesquisa para a gestão de saúde do idoso. Poderão participar acadêmicos/estudantes, professores, profissionais de saúde e que atuam no segmento do idoso, pesquisadores da área e afins.

A abertura do evento será realizada pelo reitor da FUnATI, Dr. Euler Esteves Ribeiro, com participação da diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales. O evento contará ainda com a participação das palestrantes: Ivana da Cruz – professora doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Ana Bertoleti – professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano da Universidade de Passo Fundo; e Maíra Mendes – psicóloga doutora em Saúde Coletiva (University of Melbourne da Austrália).

Na ocasião, será lançado o aplicativo “AVIDA”, de autogestão em cuidados da saúde do idoso. O aplicativo faz parte do projeto de pesquisa da FUnATI, financiado pela Fapeam, que selecionará cerca de 60 idosos para participarem de um ensaio clínico em terapia, na abordagem da terapia cognitivo-comportamental, com o objetivo de avaliar a eficácia do modelo terapêutico e o uso do aplicativo na gestão de cuidados da saúde para perda de peso corporal de idosos obesos. O atendimento individual será usado como grupo controle na comparação de um grupo terapêutico, que irá usar o aplicativo, e de outro grupo de idosos que não fará o uso do aplicativo. O desenvolvimento de estudo ocorrerá com o apoio do Conselho Estadual do Idoso, em Associações de Idosos, na cidade de Manaus.

Para a coordenadora do projeto e pesquisadora da FUnATI, Maira Mendes, o projeto proposto é o primeiro na literatura brasileira que pretende avaliar um serviço psicológico com o desenvolvimento de aplicativo eletrônico, na rede pública, voltado para a ativação da autogestão de cuidados em saúde dos idosos com obesidade, medido pela perda de peso corporal. “O desenvolvimento de novas tecnologias para idosos é um desafio, pois se trata de um público pouco adaptado a nova realidade virtual, mas que aos poucos tem adentrado neste novo ambiente”, destacou. 

De acordo com o reitor da FUnATI, Euler Esteves Ribeiro, a “Webinar” irá contribuir para a disseminação de novos conhecimentos aplicados ao empoderamento da pessoa idosa através do uso de novas tecnologias. “O processo do envelhecimento saudável está relacionado também a fatores que dependem da inclusão do idoso na sociedade e o uso da tecnologia é mais uma aliada neste processo, convido a todos a participarem deste marco na FUnATI”.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •