Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Fundação Doutor Thomas (FDT), realiza, às 19h30 desta quinta-feira, 03, a solenidade de encerramento da primeira turma de 2014 do Curso de Cuidador de Idosos – Cuidadoso. A turma é a quarta desde o início da iniciativa. A cerimônia será no ginásio do Parque Municipal do Idoso (PMI), localizado na Rua Rio Mar, Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus. Durante o evento, serão divulgadas as vagas para a nova turma do curso, que inicia no dia 04 de agosto, além do prazo de inscrição.

Nessa turma, a Fundação, em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal (ESPI), concluiu a capacitação de 84 cuidadores de idosos. Segundo a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho Cruz, a instituição tem investido cada vez mais na atualização e aperfeiçoamento do curso para promover a melhor qualificação dos inscritos.

“A ocupação de cuidador de idoso tem se tornado cada vez mais importante no mercado local. A população está envelhecendo e, com isso, aumentou a necessidade de profissionais qualificados na área”, disse, Martha Cruz.

O curso de cuidador de idoso da FDT é realizado no período da manhã, na ESPI, com duração média de quatro meses, carga de 300 horas, sendo 200 de aulas teóricas e 100 de atividades práticas. Entre os conteúdos programáticos estão: primeiros-socorros, nutrição, higiene pessoal, prevenção de quedas e acidentes domésticos, acompanhamentos a visitas médicas, enfermagem, cidadania e demais atividades que compõem o universo do idoso.

“Um dos diferenciais do nosso curso é que além das 200h de aulas teóricas, o aluno tem a aula prática, que é um estágio de 100h no programa Longa Permanência da Fundação”, explicou a diretora-presidente.

Outra vantagem, segundo Martha Cruz, é que após receberem os certificados, os contatos dos alunos são incluídos no site do ‘Cuidador’. (www.cuidaidoso.com.br). “Agora os familiares das pessoas idosas podem acessar o site e ver o perfil do profissional que melhor se encaixa para a sua necessidade, se é de alta ou baixa dependência, se a disponibilidade é para o fim de semana ou tempo integral. De acordo com o perfil do cuidador, o interessado pode entrar em contato, combinar salário e todos os requisitos necessários para a contratação”, explicou Martha Cruz.

A assistente social, Telma Alves, 27, é uma das alunas do curso e garante estar satisfeita pela conclusão. “Assim que soube das inscrições não perdi tempo. Além de ter certo contato com idosos profissionalmente, tenho em casa os meus pais. O curso irá proporcionar não somente a mim, mas a todos os demais alunos participantes, um conhecimento proveitoso sobre o mundo dos idosos, um mundo que muitos desconhecem. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa”, ressaltou Telma.

Os contatos dos novos profissionais estarão disponíveis no site do curso de cuidador: www.cuidaidoso.com.br. O telefone da FDT para solicitar a indicação de um profissional da área é o 3215-6007, do Núcleo de Estudo e Pesquisas sobre o Envelhecimento em Manaus (Nepem).


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •