Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A qualidade do ensino em Manaus estará na pauta de um evento internacional na próxima semana. Com uma educação inovadora, inclusiva e transformadora, a gestora da escola municipal Waldir Garcia, no bairro São Geraldo, zona Centro-Sul, Lúcia Cortez, foi convidada pelo jornal O Globo e Extra para participar do Encontro Internacional – Educação 360, que será realizado na segunda e terça-feira, 16 e 17/9, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. A apresentação da representante da Prefeitura de Manaus será no segundo dia, quando falará sobre crianças estrangeiras refugiadas de diferentes partes do mundo e que foram acolhidas pela escola.

“Com educação integral e totalmente inclusiva, a Waldir Garcia é nosso maior modelo para toda a rede municipal de ensino. É uma escola com nota 7,4 no Ideb 2017, índice zero de abandono e uma proposta educacional realmente ousada. Fico feliz de todo esse trabalho reconhecido e representado em evento internacional pela voz da professora Lúcia Cortez, que conduz a unidade com tanta excelência, juntamente com professores, merendeiras, administrativos alunos e comunidade em geral”, parabenizou o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, em suas redes sociais.

A Waldir Garcia conta com 35 alunos matriculados de várias nacionalidades, como Bolívia, Haiti e Venezuela. No encontro no Rio, a gestora falará sobre as atividades desenvolvidas na unidade com a participação de todos, o que fez com que a escola se tornasse a primeira da Secretaria Municipal de Educação (Semed) em educação integral e também a receber o título de “Escola Transformadora” pela Instituição Ashoka e Alana na região Norte do País.

“A escola se tornou referência no Brasil pelo acolhimento aos refugiados e da forma eficaz que trabalhamos a inclusão. Nós provamos que, mesmo as crianças não sabendo falar a nossa língua, elas são inclusas e respeitadas pela comunidade escolar”, explicou Lúcia, que viajou para o encontro na manhã desta quinta-feira, 12/9, onde também deve gravar um vídeo para a Fundação Roberto Marinho em homenagem ao Dia do Professor, que deve ser veiculado no dia 15 de outubro. 

A subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Araújo, parabenizou a gestora e todos os professores que desenvolvem um trabalho inovador e que também serve de vitrine para as outras escolas da rede municipal de ensino. “É um enorme orgulho para todos nós termos pela segunda vez uma escola da Semed nesse Encontro Internacional, que é um evento com muita visibilidade e de importância para a educação. A Lúcia vai compartilhar toda a experiência referente ao acolhimento e inclusão dos alunos e isso para nós é muito importante e tudo isso só é possível porque existe comprometimento dos professores, alunos, pais e responsáveis da escola”, destacou Euzeni. 

Participarão do evento educadores de várias cidades do Brasil que desenvolvem projetos em benefício dos alunos com temas diversificados com palestras, workshop, Master Class (classe de mestres), Tlaks (salas de conversas) e Painéis com temas variados. 


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •