Foto: Shutterstock
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Tradicionalmente, após a Semana Santa, os Ministérios da Criança e Adolescente dos templos adventistas aproveitam o despertar dos pequenos para assuntos espirituais e iniciam estudos da Bíblia. Neste ano, por conta da pandemia do novo coronavírus, os encontros sociais, como os Pequenos Grupos e Classes Bíblicas, foram ajustados, como medida preventiva.

A solução veio em forma de iniciativas digitais. A Agência Adventista Sul-Americana de Notícias conversou com a diretora desses Ministérios para oito países da América do Sul, Glaucia Korkischko, que explicou as adaptações e resultados do novo formato.

A Semana Santa também é um momento espiritual especial para as crianças. Como funciona o planejamento do departamento para essa data e para os meses seguintes?

No período da Semana Santa temos várias atividades espirituais para as crianças e os adolescentes, com histórias bíblicas, cantos e trabalhos manuais que tem por objetivo leva-los para mais perto de Jesus. Na sequência, desejamos que eles conheçam mais desses ensinamentos através da pesquisa bíblica. Aproveitando essa oportunidade, o Ministério da Criança e do Adolescente tem em seu planejamento o início dos estudos bíblicos para esse público.

Nosso foco está em duas direções: 1. Que os pais e professores da Escola Sabatina auxiliem as crianças e adolescentes da igreja no estudo mais aprofundado da Bíblia. Em outras palavras, que eles assumam o discipulado deste grupo; 2. Que nossas crianças e adolescentes sejam motivadas a compartilhar seus conhecimentos com os que não são membros da igreja, seus “amigos de esperança”, por quem oram desde os 10 dias de oração do início do ano.

Neste ano, por conta da quarentena, algumas coisas aconteceram de forma diferente na Semana Santa. Também haverá novidades na etapa de estudo da Bíblia?

Sim. As crianças e adolescentes estavam cumprindo “missões” evangelísticas digitais na Semana Santa, falando de Jesus para os amigos através de lives,  mensagens em grupos de WhatsApp e em vídeos preparados por pais e líderes destes ministérios. Para continuar o trabalho, mesmo sem o contato pessoal – como visitas e encontros sociais –, as líderes regionais do Brasil criaram novas estratégias para realizar o estudo bíblico com as crianças e adolescentes da igreja, bem como com os seus amigos interessados. Algumas iniciativas foram desenvolvidas utilizando meios digitais para que o evangelismo não pare em tempos de pandemia.

O que mais chamou sua atenção na utilização desses materiais?

Todas as regiões estão sendo muito criativas ao utilizar os materiais. Na região sul do Brasil, por exemplo, os próprios adolescentes estão realizando lives no Instagram @g148teensul para fazer o estudo, baseando-se na série Realidade Aumentada. Nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, na rede social do @i9teen, tem uma classe bíblica com adolescentes, líderes e pastores a cada domingo. Já nos Estados da Bahia e Sergipe, os líderes promoveram uma série de lives no perfil @base.lifeteen com o título “Com Vc Teen” para estudar a Bíblia com os adolescentes após a Semana Santa.

No Brasil, outras iniciativas de classes bíblicas digitais também estão em andamento:

Série Realidade Aumentada

Com foco nos adolescentes, a série une textos, vídeos no YouTube e um gamequest pelo WhatsApp. Clique aqui para conferir e saber como participar.

Série Eu Posso Ver

Esse é para as crianças. O PDF contém histórias e uma seção de perguntas e respostas, e outras atividades para os pequenos interagirem. Clique aqui para baixar e começar agora mesmo.

Cartões digitais interativos

Através de arquivos em PDF, semelhante a um catálogo, é possível acessar diversos estudos bíblicos diferentes já produzidos pela Igreja Adventista para crianças e adolescentes. São três diferentes: para crianças, para adolescentes e para pais e professores, que inclui cursos de liderança. É só clicar e iniciar o estudo!


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •