Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

De acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas de 2019, 35 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de transtornos por uso de drogas, e apenas uma em cada sete pessoas recebe tratamento. Esse dado além de alarmante, exalta a responsabilidade de divulgar e incentivar ações de recuperação para dependentes químicos.

Apesar de nem sempre o dependente químico aceitar sua situação e desejar estar livre das drogas, ter uma opção para essa recuperação, é essencial. Por esse motivo, o Fato Amazônico foi em busca de informações sobre o Instituto de Recuperação de Dependência Química Peniel, localizado no bairro Tarumã, na Zona Oeste de Manaus, no Amazonas.

O Instituto Peniel completa em Abril deste ano, 13 anos de funcionamento e já atendeu aproximadamente 5.500 pessoas do sexo masculino; desse total, 40% estão totalmente recuperados e reintegrados à sociedade.

Em uma conversa com o presidente do Instituto Peniel, o Ap. Paulo Roberto Veloso de Mendonça, relata que esse trabalho de recuperação de dependentes químicos iniciou através do evangelismo que ele realizava com sua família após os cultos, na Zona Norte de Manaus.

“Um dia, sem que eu soubesse, um empresário me chamou até sua casa e me fez alguns agradecimentos por ter ajudado os filhos dele. Ele disse que gostaria de me levar até um lugar, e chegando lá percebi que era um lugar lindo e era o que eu e minha família orávamos para realizar algo em favor dos usuários de drogas.”, disse ap. Paulo Roberto Veloso.

E é neste lugar que hoje o trabalho do Instituto Peniel é realizado.

Visando a reabilitação plena da pessoa para que ela possa ter uma nova vida, o Instituto de Recuperação de Dependência Química Peniel, preza por padrões saudáveis e une o conhecimento à fé, para transformar vidas.

Jovens durante atividade no Instituto Peniel.

A mudança acontece

– Você pode nos contar algum relato marcante sobre esses anos do Instituto Peniel?

“Um jovem esteve em tratamento conosco, na época ele tinha 15 anos e era só ele, a mãe e 3 irmãos; e ele sempre dizia que lamentava muito a perda do pai dele,  mas se ele continuasse daquele jeito usando drogas e bebendo, a próxima seria a sua mãe por conta de complicações na saúde dela.
Ele concluiu o tratamento só que quando chegou a hora de ir embora, ele me fez o pedido de ainda não ir embora. Por dois motivos: um por não se achar preparado para ir embora e o outro por gratidão ao trabalho feito na vida dele dentro do projeto. Ele gostaria de ficar pra nos ajudar com outros alunos em tratamento e assim permaneceu durante 3 anos. Hoje, esse jovem tem 22 anos, está casado, trabalha e tem um lindo filho. Ele ainda continua no projeto e faz parte da equipe de coordenadores externos de missões municipais a serviço do Instituto Peniel.”, relatou com alegria o presidente do Instituto, ap. Paulo Roberto Veloso.

Tratamento

Alunos durante atividade recreativa

O tratamento dura 9 meses, e além do procedimento terapêutico, o dependente passa por um programa  que une um processo de reconstrução das cinco áreas do “EU” (física, mental, espiritual, emocional, e social), dessa forma, eles:

a) Se conscientizam e participam do programa;
b) Tem o envolvimento afetivo da família durante o tratamento;
c) Vivem em um ambiente saudável, protetor, estimulante, e adequado a recuperação emocional, espiritual, mental, social e física;

“Cada pessoa tem uma necessidade diferenciada de ajuda, bem como particularidades familiares, social e financeira. Acreditamos que a solidariedade se mostra quando damos uma chance ao outro indivíduo, demonstrando a sua capacidade em recomeçar e não cometer os mesmos erros.”, afirma o presidente do Instituto Peniel.

Internações e doações

O Instituto Peniel fica localizado na Estrada Vivenda Verde, n° 320, Km11, Ramal do Sol. Se você conhece alguém que precisa ser internado, basta entrar em contato pelos telefones: (92) 99289-8322 / 99492 2960 / 99334-3436 (Falar com os Missionários: Gilliard Santos ou Péricles Júnior), ou no e-mail: [email protected]

Atualmente o Instituto se mantém com ajuda de famílias e doações, se você deseja contribuir com o Instituto Peniel, também pode entrar em contato pelos números acima.

Página no Facebook: Instituto de Recuperação de Dependência Química Peniel


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •