Foto: Robervaldo Rocha
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Joelson Silva (Patriota), participou da cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), realizada de forma virtual, nesta sexta-feira (3). O chefe do legislativo desejou sorte ao presidente da Corte, desembargador Domingos Jorge Chalub, e informou que pretende estreitar cada vez mais a parceria que já existe entre os dois poderes, com a continuidade de programas já implantados e a criação de novos projetos, em benefício da população manauara.

Joelson Silva destacou as várias ações desenvolvidas de forma conjunta entre a Câmara e o tribunal, com ênfase na formação e prevenção, como as campanhas de combate à violência contra a mulher e a execução de programas de cunho social, importantes, como o “Justiça Itinerante” e “#Uma Nova Escolha”. Segundo o parlamentar, tais iniciativas têm ajudado pessoas de todas as idades, principalmente, as que vivem em situação de vulnerabilidade, a superar momentos difíceis do dia a dia.

O parlamentar evidenciou que, antes da pandemia do novo coronavírus, por exemplo, mais de 600 pessoas já tinham sido atendidas pelo #Uma Nova Escolha. A inclusão delas em diversos cursos profissionalizantes foi fundamental para uma formação técnica, cidadã e humana, virtudes essenciais que constituem a base do programa, como frisou o presidente da CMM.

A sessão solene foi transmitida por videoconferência e teve as participações do ministro amazonense do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell, e do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF). Domingos Jorge Chalub substituiu o desembargador Yedo Simões no cargo de presidente, enquanto que as desembargadoras Carla Maria Santos dos Reis e Nélia Caminha Jorge assumiram como vice-presidente e corregedora-geral de Justiça, respectivamente.

“O desembargador Yedo Simões fez um grande trabalho à frente do tribunal. Tanto ele quanto o próprio presidente Jorge Chalub são homens públicos, que sabem conviver em harmonia com as outras instituições. A parceria firmada com a Câmara e que gerou grandes benefícios para os manauaras, é uma prova desse compromisso”, destacou Joelson Silva.

Concurso

No primeiro pronunciamento como novo presidente do TJAM, Chalub afirmou que está aberto ao diálogo, em respeito às demais instituições, e que o foco dele, nesse início de gestão, será minimizar os efeitos provocados pela Covid-19, com prioridade para a homologação do concurso público realizado pelo órgão, suspensa desde março, por causa da pandemia. Os candidatos aprovados no certame começarão a ser chamados ainda este ano, segundo declarou o presidente do TJAM.

Balanço

Ao fazer um balanço da gestão dele à frente do órgão, Yedo Simões disse que deu atenção especial às comarcas do interior, reformou unidades, valorizou servidores e renovou equipamentos de informática do TJAM, entre outros avanços alcançados.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, as atividades desenvolvidas pela Corte tiveram um incremento em torno de 30%. O desembargador atribui o feito, ao avanço tecnológico iniciado em 2012 e aperfeiçoado nos últimos anos.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •