Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Começaram nesta segunda-feira, 02, os 1º Jogos Escolares da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 1. A competição – realizada por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) – está reunindo cerca de 500 alunos de 14 escolas municipais nas modalidades: futebol, futsal, queimada, vôlei, vôlei de praia, handebol e basquete. Os atletas estão divididos nas categorias infantil (de 12 a 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos), nos naipes masculino e feminino. O campeão e o vice de cada esporte garantem vaga nas Municipíadas deste ano, que acontecerá de 16 a 23 de outubro.

Os jogos estão ocorrendo no Centro de Esporte e Lazer (CEL) Zezão, na Liga Desportiva do São José 1 e na Escola Municipal Leonor Uchôa. Ao todo, 48 professores de educação física da Semed estão atuando como árbitros durante a competição, além de outros 38 que são treinadores dos times.

A assessora de educação física da DDZ Leste 1 e uma das coordenadoras dos jogos, Aline Nascimento, acredita que a seletiva será um garimpo de joias do esporte local. “Todos os anos revelamos bons jogadores, tanto que em 2014 temos quatro escolas representando nossa DDZ nos Jeas (Jogos Escolares do Amazonas) e ano passado tivemos as meninas do handebol da Escola Nova Vida que jogaram os JEBs (Jogos Escolares Brasileiros). É importante lembrar que os jogos não são meras atividades físicas, mas uma atividade extraclasse que envolve questões interdisciplinares, como: ética, respeito e companheirismo trabalhados durante os jogos”, observou.

Para a chefe da DDZ Leste 1, Renata Moraes, a proximidade da Copa do Mundo cria um clima mais competitivo para os jogos. “Jogos escolares no mês da Copa do Mundo têm todo um clima. Estamos levando lazer para eles (alunos) porque merecem e precisam disso”, comentou.

Confiança

O técnico do time masculino de futsal da Escola Ana Maria Barros, Carlos Roberto Santa Ana, acredita que seu time chegará, no mínimo, às semifinais. Segundo ele, os atletas estão treinando há três meses e, desde lá, houve um crescimento na assiduidade em sala de aula.

“Eles ficam motivados não só para jogarem futebol como para irem à escola. Os treinos são sempre no contraturno das aulas curriculares e quase nunca eles faltam. Para você ter uma ideia, o treinamento da manhã começa às 7h30 e quando eu chego ao colégio, por volta das 6h15, a maioria deles já está lá”, afirmou.

Abertura

Uma grande festa, com direito ao acendimento da pira olímpica, marcou a abertura dos 1º Jogos Escolares da DDZ Leste 1. O evento foi realizado na quadra da Escola Municipal Francisca Mendes, no São José. Cada escola foi representada por uma porta estandarte que desfilou com a bandeira de sua equipe.

Pintados e vestidos de verde e amarelo, os alunos do Programa Mais Educação da Escola Ana Maria Barros fizeram uma apresentação de dança contando a história das Copas do Mundo de 1970 a 2010 e deram dicas de como a torcida deve incentivar a Seleção Brasileira.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •